Modelo dos Campos Semânticos e História da Matemática: Contribuições para o Ensino de Matemática na Educação Básica

  • Fabiana Leal Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo https://orcid.org/0000-0003-1459-1641
  • Benjamim Cardoso da Silva Neto IFMA
  • Adelino Candido Pimenta IFG
Keywords: History of Mathematics, Semantic Fields Model, Didactic Proposals, Mathematics Teaching

Abstract

The article presents an approach based on the methodology of research on research and aimed to investigate contributions of academic productions in History of Mathematics that use the Semantic Fields Model for Basic Education. This is a qualitative, bibliographical research. The Theses and Dissertations Catalog of the Higher Education Personnel Improvement Coordination and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were visited. Three professional master's dissertations defended in 2016, 2018 and 2021 were identified presenting the History of Mathematics and the Model of Semantic Fields in their body of text and in educational products. Four main contributions were highlighted: the possibility of inserting interdisciplinary aspects, the History of Mathematics as an instigator of the production of meanings, the didactic proposals as examples and suggestions for new studies and pedagogical practices and the identification of other teachers for the use of History and Model of Semantic Fields.

Author Biographies

Fabiana Leal Nascimento, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2001) Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFI (PI, 2009), Mesre em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFG (IFG, 2017) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, atual). Atualmente é professor ebtt do Instituto Federal do Maranhão, professor ebtt do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, educação de jovens e adultos, história da matemática e sala de aula. 

E-mail: fabiana.nascimento@ifma.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1459-1641.

Benjamim Cardoso da Silva Neto, IFMA

Professor do IFMA, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemática. E-mail: benjamim.neto@ifma.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1352-472X.

Adelino Candido Pimenta, IFG

Professor do IFG em Goiânia e Jataí, Mestre em Educação e Doutor em Educação Matemática. E-mail: adelino.pimenta@ifg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2820-8378.

References

ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço pedagógico, v. 20, n. 1, Passo Fundo, p. 76-87, jan.-jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14022/1/ARTIGO_ComplexidadeForma%C3%A7%C3%A3oProfessor.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 1996.

CANDIDO, Lenilson Sergio. Uma construção histórica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.

GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes. História da Matemática: dos números à geometria. Osasco: Edifieo, 2008.

GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 4. ed. 2002.

JULIO, Rejane Siqueira. Uma leitura da produção de significados matemáticos e não matemáticos para “dimensão”. Dissertação (Mestrado Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LINS, Rômulo Campos. Campos Semánticos y el problema del significado en álgebra. UNO Revista de didáctica de las matemáticas. n. 1. p.45-56. jul.1994. Disponível em: http://sigma-t.org/permanente/1994e.pdf. Acesso em 15 abr. 2022.

LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)

LINS, Rômulo Campos. Para que serve discutir teoria do conhecimento. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Orga.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. (Seminários e Debates). p. 75 – 94.

LINS, Rômulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: ENCONTRO NACIONA DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais [...]Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p. 530-550.

LINS, Rômulo Campos. O modelo dos campos semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In ANGELO, Claudia Laus et al (Orgs.).: Modelo dos campos semânticos e educação matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p. 11- 30.

LUCHETTA, Valéria Jannis. Uma possível produção de significados para as séries no livro Elementos de Álgebra de Leonard Euler. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2017.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da educação matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, México, v. 14, n. 1, jan.-abr., 2012. p. 69-92.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. (Coleção História da Matemática para Professores)

MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (Orgs.). Debates temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018. p. 135-175.

MIGUEL, Antonio; BRITO, Arlete de Jesus. História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. Cadernos CEDES - História e Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1996.

MIGUEL, Antonio. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-89, jul.-dez., 1997.

MIGUEL; Antonio; MIORIM, Maria Angela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

NASCIMENTO, Fabiana Leal. Leitura de processos de produção de significados de alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2017.

PATRONO, Rosângela Milagres; FERREIRA, Ana Cristina. Formação de professores de matemática e construção de uma mirada profissional: um mapeamento da produção Brasileira. In: NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUSA, Maria do Carmo de. Educação matemática em pesquisa: perspectivas e tendências, Guarujá: Científica, 2021. p. 276-295.

PRATA FILHO, Gilson Abdala. Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática: análises epistemológicas de atividades em uma turma do 9º ano da rede pública. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2018.

SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (Coleção História da Matemática para professores)

SCHUNK, Thaciane Jahring. Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a História da Matemática no Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2021.

SILVA, Amarildo Melchildes da. Uma análise da produção de significados para a noção de base em álgebra linear. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1997.

SILVA NETO, Benjamim Cardoso da. História da Matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do Teorema de Tales. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2016.

SOUZA, Luzia Aparecida. Trilhas na construção de versões históricas sobre um Grupo Escolar. 2011. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2011.

SOUZA, Andréa Stambassi; SILVA, Amarildo Melchiades; ALMEIDA, Vitor Rezende. O movimento das pesquisas fundamentadas pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS) no interior do NIDEEM. in: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., Cuiabá, Anais […], Cuiabá, UFMT, 2019.

Published
2022-12-14
How to Cite
NASCIMENTO, F. L.; DA SILVA NETO, B. C.; PIMENTA, A. C. Modelo dos Campos Semânticos e História da Matemática: Contribuições para o Ensino de Matemática na Educação Básica . Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-20, 14 Dec. 2022.
Section
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis