Significados Produzidos por Licenciandos em Matemática, a partir de Discussões sobre Educação Financeira

Resumen

Esta pesquisa ocorreu no segundo semestre letivo de 2020, do curso Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória. Logo no primeiro contato com os discentes, vários relataram que não tiveram aulas de Educação Financeira, durante a Educação Básica. Para isso, foram planejados três questionários com perguntas acerca da Educação Financeira Escolar. Neste artigo, objetiva-se analisar os significados produzidos pelos licenciandos no terceiro questionário. Para contemplar esse objetivo, adota-se o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico, para realizar as análises, efetuando leituras globais e locais em cada situação. Mesmo com as aulas sendo realizadas de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, as interações nos momentos síncronos subsequentes aos questionários foram produtivas, com os próprios discentes retomando tópicos apresentados nos questionários. Os significados produzidos nesta pesquisa mostraram possíveis caminhos iniciais a serem trilhados em uma possível proposta de curso ou aulas de Educação Financeira nas escolas.

Biografía del autor/a

Lucca Jeveaux Oliveira Bonatto, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestrando em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGEM - UFJF) Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória.

E-Mail: lucca.ljo@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6195-628X.

Rodolfo Chaves, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Pós-doutorado em Ensino de Física e Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadua Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro Docente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática (Educimat - Ifes).

E-Mail: rodolfochaves20@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6882-8483.

Alexandre Krüger Zocolotti, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Doutor em Educação Matemática pela Pontífica Universidade Católica (PUC) - SP Mestre em Ensino pela  Pontífica Universidade Católica (PUC) - MG Docente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

E-mail: akruger.vix@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3988-4152.

Citas

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Publicado
2022-12-14
Cómo citar
BONATTO, L. J. O.; CHAVES, R.; ZOCOLOTTI, A. K. Significados Produzidos por Licenciandos em Matemática, a partir de Discussões sobre Educação Financeira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-17, 14 dic. 2022.
Sección
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis