An approach to cryptography in the Mathematics Curriculum

Keywords: Mathematics Curriculum, Cryptography, Matrices, Excel Spreadsheets, Themes

Abstract

This presents the cryptography theme for the development of matrices content, in High School, since the approach of this theme in the Mathematics Curriculum, can promote the teaching of the contents in a contextualized way, through different methodologies and resources. Therefore, the objective of this work is to present the potential of the theme cryptography allied to the matrices content developing a didactic sequence for High School students, exploring Excel spreadsheet. The research had a qualitative methodological approach, aiming to describe and interpret the application of the experiment carried out. This study allowed us ti conclude that the didactic sequence com contribute if the understanding. Deepening and/or review of the content of matrices, to know the history and applications of the theme, as well as having the opportunity to learn the commands of Excel spreadsheet, an auxiliary resource for mathematical.

Author Biographies

Bárbara Elisa Kranz, Universidade Luterana do Brasil

Universidade Luterana do Brasil. E-mail: barbaraelisa13@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5686-0005.

Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Luterana do Brasil. E-mail: clarissa_olgin@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5560-9276.

References

ÁLVAREZ, Maria. N. et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. Traduzido Daisy Vaz de Moraes.

AZCÁRATE, Pilar. ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual? Investigación em l Escuela, 32, 77-85, 1997.

BARBOSA, Laura. M. S. Temas transversais: como utilizá-los na prática educativa? Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.

BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.

BRASIL. Secretária da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.

BRASIL. Secretária da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

CASTRO, Anna. L. A formação de professores de matemática para uso das tecnologias digitais e o currículo da era digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, n. 12, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6796_3527_ID.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.

CONCEIÇÃO, Marcos. R. F. Transformações no plano e morfismo: aplicações de matrizes com o uso do Excel. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 7., 2013, Canoas. Anais eletrônicos... Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2013. p. 1-15. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/985/436. Acesso em: 17 fev. 2021.

CORDEIRO, Natália de V. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: as contribuições da Transdisciplinaridade. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação. Brasília, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2661. Acesso em: 20 fev. 2020.

DELLINGHAUSEN, Fernanda; GALLE, Vanessa M.; OLGIN, Clarissa A. Utilização de planilha eletrônica no processo de ensino e aprendizagem de matrizes e sistemas. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática, n. 7, 2017, Canoas. Anais eletrônico... Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2017. p. 1-9. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7843/4273. Acesso em: 17 fev. 2021.

FLORES, Jerônimo B. Mapeamento de pesquisas sobre o ensino de Matemática com planilhas eletrônicas no Ensino Fundamental e Médio. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Sergipe, n. 1, p 49-65, 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14108. Acesso em: 25 maio 2021.

GROENWALD, Claudia L. O., OLGIN, Clarissa A. Criptografia e o Currículo de Matemática no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 15, p. 70-78, 2011. Disponível em: http://www.revistasbemsp.sbempaulista.org.br/index.php/REMat-SP/article/view/68/pdf. Acesso em: 3 de out. 2020.

KAIBER, Carmen T.; GROENWALD, Claudia L. O. Educação Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2008.

KRANZ, Bárbara Elisa. OLGIN, Clarissa de Assis. Construção de conhecimentos matemáticos utilizando a temática criptografia para o Ensino Médio. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-21, abr./jun. 2021.

KRANZ, Bárbara Elisa. Caminhos para o Currículo de Matemática do Ensino Médio: contextualizando o conteúdo de matrizes por meio do tema criptografia. 155f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2021.

LITOLDO, Beatriz F. As potencialidades de atividades pedagógicas envolvendo problemas criptográficos na exploração das ideias associadas à função afim. 2016. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/141470. Acesso em: 15 mar. 2019.

MORAIS, Rosilda S. A aprendizagem de polinômios através da resolução de problemas por meio de um ensino contextualizado. Dissertação de Mestrado, São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2442. Acesso em: 9 de maio 2020.

OLGIN, Clarissa A. Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de matemática do Ensino Médio. 2015. 265 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil. Rio Grande do Sul, Canoas, 2015.

OLGIN, Clarissa A. Currículo no Ensino Médio: uma experiência com o tema criptografia. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2011.

RODRIGUES, Lalesca P. O.; SÁ, Lauro C. Matrizes e criptografia: contribuições de uma atividade sobre o whatsapp no Ensino Médio. REnCiMa, v. 10, n. 6, p. 255-273, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2240/1204. Acesso em: 21 jun. 2020.

ROSSETO, Cintia K. Criptografia como recurso didático: uma proposta metodológica aos professores de matemática. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SANTOS, José. L. A arte de cifrar, criptografar, esconder e salvaguardar como fontes motivadoras para atividades de matemática básica. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional do Instituto de Matemática, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22928/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jos%c3%a9%20Luiz.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

SINGH, Simon. O Livro dos Códigos: A Ciências do Sigilo - do Antigo Egito à Criptografia Quântica. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.

SOUSA, Deivison P. de; PIRES, Jandresson D. Criptoanálise como proposta didática para o ensino de estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2018. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1639/956. Acesso em: 12 abr. 2021.

SOUZA, Jaibis F. de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da matemática. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/131. Acesso em: 12 jan. 2021.

TAMAROZZI, Antonio C. Codificando e decifrando mensagens. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, n. 45, p. 41-43, 2001.

TERADA, Routo. Criptografia e a importância das suas aplicações. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, n. 12, p. 1-7, 1988.

URGELLÉS, Joan G. Matemática y códigos secretos. Barcelona: Editora RBA Libros, 2018.

VALENTE, José A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Alto Teresópolis, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

VIÇOSA, Cátia S. C. L. et al. Concepções de licenciados acerca de abordagens transversais no ensino de Ciências. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 180-197, nov. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2324/1421. Acesso em: 12 abr. 2021.

Published
2022-12-20
How to Cite
KRANZ, B. E.; OLGIN, C. DE A. An approach to cryptography in the Mathematics Curriculum. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 20 Dec. 2022.
Section
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais