Um panorama sobre a presença de decolonialidade, gênero e raça nos currículos das licenciaturas em Matemática das instituições públicas do Rio de Janeiro

  • Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos Colégio Pedro II. Universidade Federal do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0009-0000-1784-0848
  • Renato de Carvalho Alves Colégio Pedro II
Palavras-chave: Formação de Professores, Currículo, Decolonialidade, Gênero, Raça

Resumo

Neste trabalho apresentamos um breve levantamento que foi feito junto aos currículos das licenciaturas em matemática dos cursos oferecidos por instituições públicas no estado do Rio de Janeiro, a fim de verificar a presença ou ausência na formação de professores de Matemática de temas como Branquitude, Cultura Afro-Brasileira, Currículo, Decolonialidade, Diversidade, Etnomatemática, Raça, Gênero, Inclusão e Racismo. Após uma revisão de literatura sobre os temas, realizamos uma pesquisa documental a partir dos documentos públicos disponibilizados pelas instituições sobre os cursos. As disciplinas encontradas, bem como informações a respeito destas, foram categorizadas pelos temas citados, e uma breve análise qualitativa dos resultados é apresentada, seguida de algumas considerações que julgamos relevantes.

Biografia do Autor

Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos, Colégio Pedro II. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Matemática pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010) e Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora do Colégio Pedro 2 (2014) e coordenadora de matemática no campus de lotação (2020). Cursando Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física.na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PEMAT-UFRJ (2023) Cursando Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica (EEIT). CECIERJ, Brasil (2022) Interessada em pesquisas de Estudo de Gênero e Decolonialismo.

E-mail: geisa.santos.1@cp2.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-1784-0848.

Renato de Carvalho Alves, Colégio Pedro II
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática, também na UFRJ. Professor efetivo do Colégio Pedro II. Possui interesses na área de Educação Matemática, mais especificamente em Formação de Professores que ensinam Matemática, Educação Estatística e Educação Inclusiva. E-mail: renatoalves@cp2.g12.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4894-1470.  

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Publicado
2023-08-23
Como Citar
SANTOS, G. A. L. C. DOS; ALVES, R. DE C. Um panorama sobre a presença de decolonialidade, gênero e raça nos currículos das licenciaturas em Matemática das instituições públicas do Rio de Janeiro . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-20, 23 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)