Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: O Olhar Docente de Uma Escola da Rede Pública do Município de Crateús/CE

Keywords: Financial Education, Cross-cutting themes, BNCC, Teaching Fundamental, Mathematics

Abstract

This study sought to investigate the interpretations of the applicability of Financial Education (FE) in the final years of elementary public school of the Municipality of Crateús/CE. Therefore, there was a bibliographical and documentary research on the subject, having as main references Modernell (2011); Kistemann (2012); Muniz, Pessoa e Kistemann (2018); National Financial Education Strategy – ENEF (2010); and the National Common Curriculum Base – BNCC (2017). An investigation was conducted with approximations of a case study through the application of a questionnaire via Google Forms to teachers who taught at the school investigated. The results show that the development of the theme of FE is important for individuals to create healthy financial habits. With regard to teachers, it was noted that they understood the concepts of FE and defended the importance of the approach to this theme for students, claiming that it contributes to the formation of financially conscious individuals.

Author Biographies

Francisco Elton Oliveira do Nascimento, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

Pós-graduado No Curso Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Licenciado em Matemática pela mesma instituição.

Francisco Jucivanio Felix de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino ? PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Publicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taguari - Univates

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa

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Published
2023-08-29
How to Cite
NASCIMENTO, F. E. O. DO; SOUSA, F. J. F. DE; DEL PINO, J. C. Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: O Olhar Docente de Uma Escola da Rede Pública do Município de Crateús/CE. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-18, 29 Aug. 2023.
Section
Artigos (fluxo contínuo)