Knowledge developed by Brazilian teachers from a collaborative training in statistics

Keywords: Training, Meaningful Learning, Statistics Teaching

Abstract

This article aims to analyze the narratives of two Brazilian teachers, who work in Elementary Education, based on their participation in a collaborative teacher education in statistics, for professional development. This is a qualitative research, which uses audio and video recordings during training, planning, practical actions and reflective sessions. The data were analyzed using the content analysis techniques. When comparing knowledge before and after training, it was possible to verify that the teachers developed learning related to statistical content and pedagogical practice to teach statistics. Understanding, experiencing and reflecting on the PPDAC investigative cycle contributed to the development of statistical literacy. The teachers recognized the benefits of exploring real contexts, and actively engaging students, as opposed to traditional approaches. The teacher education methodology promoted reflective processes on practice, the co-production of knowledge and professional development. This study highlights the positive impact of collaborative training on the pedagogical practices of statistics teachers.

 

Author Biographies

Marcio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduação em Agronomia interrompida na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia clínica e instituional pela Faculdade Stella Maris (FACO). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando pela rede nordeste de ensino (RENOEN-POLO IFCE). Faz parte da Rede de educação Matemática Nordeste (REM-NE) e do grupo de produção de mídias digitais (PROMÍDIA/UFC). Atua como professor polivalente da rede municipal de Fortaleza-ce.

Juscileide, universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Faz parte da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Autora de Livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018); também foi consultora e Leitora crítica para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE (2020/2021)

Cleide

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE

References

ALVES, Heloisa Carvalho.; SANTANA, Erivalda Ribeiro dos Santos. Uma sequência de ensino e o letramento estatístico nos anos iniciais. REVEDMAT - Revista Educação Matemática em Foco, v. 8, n. 2, 2019. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1194.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

AUSUBEL, David Paul. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton, 1963.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro da. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-BoavidaPonte (GTI) .pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CASTRO-FILHO, José Aires. Supporting mathematics public school teachers’ professional development and the teaching of statistics in elementary and middle school: An imperative for teacher education in Brazil. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 17, n. 4, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.29333/iejme/12305

CLARKE, David Joseph; HOLLINGSWORTH, Hilary. Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education, v. 18, n. 8, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00053-7

FERREIRA, Ana Cristina. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A.M.; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Orgs.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 149-166.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andry. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, 2002, p. 1-25. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x

GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006.

HAHN, Corinne. La recherche internationale en éducation statistique: état des lieux et questions vives. Statistique et Enseignement, v. 6, 2015, pp. 25–39. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287632740_la_recherche_internationale_en_education_statistique_etat_des_lieux_et_questions_vives . Acesso em: 01/08/2023.

LOPES, Celi Espasandin. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, jan./abr. 2008, p. 57-73.

MAGALHÃES, Maria Cecília. Reflective Sessions: a tool for teachers to critically understand classroom actions. In: FIDALGO, S.S.; SHIMOURA, A.S. (Orgs.). Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2007, pp. 185-215.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SANTOS, Aparecida dos; MERLINI, Vera Lúcia. ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 238–258, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p238-258.i6812. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6812. Acesso em: 27 jun. 2024.

MOREIRA, Maria Aparecida. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna, Espanha.v.2 n.13, 2012 pp1-19. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf

NACARATO, Adair.; MENGALI, Bárbara.; PASSOS, Cármen Lúcia. A matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, jul. 2001-jul. 2002, p. 37-42. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf. Acesso em: 20/06/2023.

PALM, Teddy. Impact of authenticity on sense making in word problem solving. Educ. Stud. Math. V.2. n.67, pp. 37–58, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40284639

PONTE, João Pedro da. Perspectivas de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In: PONTE, J.P. (Org.). Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática: Que Formação? 1. ed. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação, 1996, p. 47-82.

PONTES, Marcio Matoso; CASTRO, Juscileide Braga. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 13, n. 4, 2021, pp. 515–524. Disponível em https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p515-524. Acesso em 20/08/2023

SANTOS, Camila Leopoldina Batista dos. A sessão reflexiva na formação de cinco professores de inglês da escola pública: que gênero discursivo é esse? In: Encontro Estadual De Didática E Prática De Ensino, 4, 2011, Goiânia. Anais. Goiânia, GO: PUC.

TOMAZ, Vanessa Senna.; DAVID, Maria Manuela M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

WILD, Cristopher J.; PFANNKUCH, Maxine. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, v. 67, n.3, 1999, p. 223-265.

Published
2024-07-13
How to Cite
MATOSO DE PONTES, M.; BRAGA DE CASTRO, JUSCILEIDE; DA SILVA BARROSO, M. C. Knowledge developed by Brazilian teachers from a collaborative training in statistics. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-21, 13 Jul. 2024.