Knowledge developed by Brazilian teachers from a collaborative training in statistics

Resumen

This article aims to analyze the narratives of two Brazilian teachers, who work in Elementary Education, based on their participation in a collaborative teacher education in statistics, for professional development. This is a qualitative research, which uses audio and video recordings during training, planning, practical actions and reflective sessions. The data were analyzed using the content analysis techniques. When comparing knowledge before and after training, it was possible to verify that the teachers developed learning related to statistical content and pedagogical practice to teach statistics. Understanding, experiencing and reflecting on the PPDAC investigative cycle contributed to the development of statistical literacy. The teachers recognized the benefits of exploring real contexts, and actively engaging students, as opposed to traditional approaches. The teacher education methodology promoted reflective processes on practice, the co-production of knowledge and professional development. This study highlights the positive impact of collaborative training on the pedagogical practices of statistics teachers.

 

Biografía del autor/a

Marcio Matoso de pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduação em Agronomia interrompida na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia clínica e instituional pela Faculdade Stella Maris (FACO). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando pela rede nordeste de ensino (RENOEN-POLO IFCE). Faz parte da Rede de educação Matemática Nordeste (REM-NE) e do grupo de produção de mídias digitais (PROMÍDIA/UFC). Atua como professor polivalente da rede municipal de Fortaleza-ce.

juscileide Braga de Castro, universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Faz parte da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Autora de Livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018); também foi consultora e Leitora crítica para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE (2020/2021)

Maria Cleide da Silva Barroso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE

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Publicado
2024-07-13
Cómo citar
MATOSO DE PONTES, M.; BRAGA DE CASTRO, JUSCILEIDE; DA SILVA BARROSO, M. C. Knowledge developed by Brazilian teachers from a collaborative training in statistics. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-21, 13 jul. 2024.