Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva:

uma análise de relatos no processo de formação docente em Matemática

Keywords: Discursive Textual Analysis, Formative Context, Teacher Education, Narrative Inquiry, Experiences

Abstract

The aim of this study is to analyze the formative narratives that express the feelings and experiences lived as contributions to teacher training. This is a qualitative study, as the research is narrative, carried out between March and June 2024. The research participants are two mathematics teachers undergoing doctoral training. The instruments for constructing and analyzing the data are the interviews and the letters provided by the research participants. The letters and interviews were analyzed according to the three-dimensional space, which involves four directions: introspective, extrospective, retrospective and prospective. Discursive textual analysis was also used on the textual corpus according to the following stages: unitarization, categorization and metatext. As a result, we found that in addition to the experiences of introspective, extrospective, retrospective and prospective reflection on “becoming a teacher” in the training context, the contributions to the improvement of teaching practice are revealed in the development of the human being in its multiple dimensions.

Author Biographies

Antonia Lilia Antonia Lilia, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2008). Possuo Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016). Trabalho como professora de Matemática e Física em escolas da rede pública e particular de Rio Branco -Acre (2008 - 2017). Tenho experiência com diferentes sistemas de ensino: Tradicional, Poliedro, Ari de Sá, Objetivo, Anglo, Pitágoras e Positivo. Tenho experiência docente com Educação de Jovens e Adultos - EJA e experiência como professora de Matemática e Raciocínio Lógico nos cursos: Pré-Enem, Pré-Vestibulares e Pré-Concursos. Trabalho como (PEBTT) professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins(40H/DE)/ Campus Dianópolis nos cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática integrados ao Ensino Médio (2017/2018). Atualmente trabalho como docente no IFTO, sob regime de dedicação exclusiva (40H/DE)/ Campus Palmas nos cursos: Técnicos em Administração, Controle Ambiental e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio (2018/2019). No presente momento sou professora-pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019, bem como também sou membro-efetivo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019.

Valdenildo Alves de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); Mestre em Geometria Diferencial pela Universidade Federal do Amazonas (2012); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, lotado no Colegiado de Ciências: Matemática e Física do Institituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, é vice coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática com ênfase na cultura indígena.

Kecio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR). 

Gilberto Francisco Alves de Melo, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre-UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ( EBTT) do Colégio de Aplicação da-Universidade Federal do Acre. Ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática; Ex-Supervisor de PIBID e do Pró-Docência. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT. Líder do Grupo ARTMAT. Membro dos Grupos: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática-UFMT e, do MANCALA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente-UFSCAR. Representante Estadual da UFAC na REAMEC ( Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( Docente do Doutorado da REAMEC e, do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em Rede ( RedECIM). Parecerista de vários periódicos nacionais. .Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Diretor da SBEM/AC (2021-2023). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada ; Desenvolvimento Curricular , Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar.

References

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. Translation: Narrative Inquiry Group and Teacher Education ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v.27, n.47, p. 917-938, 2013.
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, n. 29, p. 43-70, 2008.

FRAIHA-MARTINS, F. F. Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Revista Estudos Avançados, vol. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/%20eav/article/view/9805. Acesso em: 10 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 43.ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GONÇALVES, T. V. O. Uma fresta nos bastidores: investigando questões epistemológico-metodológicas na construção de uma pesquisa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Anais [...]. Valinhos: ABRAPEC, 1999. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/iienpec/trabalhos/G52.pdf. Acesso em: 6 mai. 2020.

GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: marcas da diferença. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
Published
2025-08-06
How to Cite
ANTONIA LILIA, A. L.; ALVES DE ARAÚJO, V.; GONÇALVES LEITE, K.; ALVES DE MELO, G. F. Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva: . Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 22, 6 Aug. 2025.