Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva:

uma análise de relatos no processo de formação docente em Matemática

Palabras clave: Análisis Textual Discursivo, Contexto Formativo, Formación Docente, Investigación Narrativa, Experiencias

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar as narrativas formativas que expressam os sentimentos e as experiências vivenciadas como contribuições para a formação docente. Este estudo é de abordagem qualitativa, pois a pesquisa é narrativa, realizado no período de março a junho de 2024. Os participantes da pesquisa são dois professores de Matemática em formação doutoral. Os instrumentos para a construção e análise de dados são as entrevistas e as cartas dispostas pelos participantes da pesquisa. A análise das cartas e das entrevistas foi realizada de acordo com o espaço tridimensional, que envolve quatro direções: introspectiva, extrospectiva, retrospectiva e prospectiva. Utilizou-se também a análise textual discursiva no corpus textual de acordo com as etapas: unitarização, categorização e metatexto. Como resultados, verificamos que para além das experiências vivenciadas no contexto formativo de reflexão introspectiva, extrospectiva, retrospectiva e prospectiva sobre “tornar-se professor”, as contribuições quanto ao aperfeiçoamento da prática pedagógica se revelam para o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas dimensões.

Biografía del autor/a

Antonia Lilia Antonia Lilia, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2008). Possuo Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016). Trabalho como professora de Matemática e Física em escolas da rede pública e particular de Rio Branco -Acre (2008 - 2017). Tenho experiência com diferentes sistemas de ensino: Tradicional, Poliedro, Ari de Sá, Objetivo, Anglo, Pitágoras e Positivo. Tenho experiência docente com Educação de Jovens e Adultos - EJA e experiência como professora de Matemática e Raciocínio Lógico nos cursos: Pré-Enem, Pré-Vestibulares e Pré-Concursos. Trabalho como (PEBTT) professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins(40H/DE)/ Campus Dianópolis nos cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática integrados ao Ensino Médio (2017/2018). Atualmente trabalho como docente no IFTO, sob regime de dedicação exclusiva (40H/DE)/ Campus Palmas nos cursos: Técnicos em Administração, Controle Ambiental e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio (2018/2019). No presente momento sou professora-pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019, bem como também sou membro-efetivo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019.

Valdenildo Alves de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); Mestre em Geometria Diferencial pela Universidade Federal do Amazonas (2012); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, lotado no Colegiado de Ciências: Matemática e Física do Institituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, é vice coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática com ênfase na cultura indígena.

Kecio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR). 

Gilberto Francisco Alves de Melo, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre-UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ( EBTT) do Colégio de Aplicação da-Universidade Federal do Acre. Ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática; Ex-Supervisor de PIBID e do Pró-Docência. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT. Líder do Grupo ARTMAT. Membro dos Grupos: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática-UFMT e, do MANCALA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente-UFSCAR. Representante Estadual da UFAC na REAMEC ( Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( Docente do Doutorado da REAMEC e, do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em Rede ( RedECIM). Parecerista de vários periódicos nacionais. .Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Diretor da SBEM/AC (2021-2023). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada ; Desenvolvimento Curricular , Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar.

Citas

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MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
Publicado
2025-08-06
Cómo citar
ANTONIA LILIA, A. L.; ALVES DE ARAÚJO, V.; GONÇALVES LEITE, K.; ALVES DE MELO, G. F. Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva: . Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 22, 6 ago. 2025.