Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva:
uma análise de relatos no processo de formação docente em Matemática
Resumen
O objetivo deste estudo é analisar as narrativas formativas que expressam os sentimentos e as experiências vivenciadas como contribuições para a formação docente. Este estudo é de abordagem qualitativa, pois a pesquisa é narrativa, realizado no período de março a junho de 2024. Os participantes da pesquisa são dois professores de Matemática em formação doutoral. Os instrumentos para a construção e análise de dados são as entrevistas e as cartas dispostas pelos participantes da pesquisa. A análise das cartas e das entrevistas foi realizada de acordo com o espaço tridimensional, que envolve quatro direções: introspectiva, extrospectiva, retrospectiva e prospectiva. Utilizou-se também a análise textual discursiva no corpus textual de acordo com as etapas: unitarização, categorização e metatexto. Como resultados, verificamos que para além das experiências vivenciadas no contexto formativo de reflexão introspectiva, extrospectiva, retrospectiva e prospectiva sobre “tornar-se professor”, as contribuições quanto ao aperfeiçoamento da prática pedagógica se revelam para o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas dimensões.
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