Continuidade e Números Reais: Descobertas e Justificativas de Professores

  • Antonio Sérgio Cobianchi UNESP - Rio Claro

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a partir de ligações dos aspectos epistemológicos, históricos e matemáticos da idéia matemática de continuidade e, a posterior construção de números reais, feita por Richard Dedekind, para investigar quais são as justificações preferenciais de professores de Matemática. Para enfocar essas justificações escolhemos os contextos da descoberta e justificação. Entrevistamos professores e observamos as suas descobertas e justificativas, apresentando as idéias de continuidade em quatro justificativas escolhidas em quatro períodos da História. Analisamos o tema números reais e continuidade em livros didáticos dos três níveis de ensino, em dissertações, teses e artigos publicados em revistas de Educação Matemática. Indicamos alguns problemas encontrados no ensino desse assunto e apresentamos algumas sugestões e possibilidades de tratamento do tema continuidade e números reais para Licenciatura em Matemática.

Author Biography

Antonio Sérgio Cobianchi, UNESP - Rio Claro

Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro, Pós-doutor junto a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo–FE-USP, Professor da Escola de Engenharia de Lorena–EEL-USP - Lorena.

References

BALDINO, Roberto Ribeiro, A ética de uma definição circular de número real, Bolema. UNESP - Rio Claro, n.10, p.31-52, 1994.

CARNAP, Rudolf; Neurath, edited by. Logical Foundations of the Unity os Science, Toward an: International Encyclopedie of Unified Science, volume 2. Chicago: The University of Chicago Press, 1970.

CAUCHY, D’Augustin, OEuvres Complètes. Résumé des Leçons sur le Calcul Infinitésimal, Publièes sous la direction Scientifique, II série, Tome IV. Paris: Gauthier-Villars, Imprimeur-Libraire, Du Bureau des Longitudes, de L’École Polytechnique, 1899.

CAUCHY, D’Augustin, Cours D’Analyse de L’École Royale Polytechnique Paris: (Analyse Algébrique) De L’Imprimerie Royale, 1821, Fac-simile publicada por Éditions Jacques Gabay, 1989.

COBIANCHI, Antonio Sérgio, Estudos de Continuidade e Números Reais: Matemática, Descobertas e Justificativas de Professores, Tese de Doutorado em Educação Matemática, Departamento de Matemática, UNESP – Rio Claro, 2001.

DEDEKIND, Richard, Essays on the Theory of Numbers. New York: Dover Publications, Inc., 1963.

EPSTEIN, Isaac, Revoluções Científicas. São Paulo: Ática, 1988.

FEYERABEND, Paul, Contra o Método, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

HEMPEL, Carl G., Aspects of Scientific Explanation and other Essays in the Philosophy of Science. New York: A Free Press Paperback - The MacMillan Company, 1965.

HERSHEL, John F.W., A Premiliminary Discourse on the Study of Natural Philosophy, Reprodução fac-simile de 1830 publicado como I volume de Dionysius Lardner’s Cabinet Cyclopaedia. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

KUHN, Thomas S., A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.

LAMPARELLI, Lydia C., Canton, Adolfo Walter P., Morettin, Pedro A. & Indiani, Dalva F., 7 Matemática para o Primeiro Grau. São Paulo: EDART, 1976.

LIMA, Elon Lages (editor), Exame de Textos: Análise de Livros de Matemática para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2001.

LOURENÇO, Marcos Luiz, Números Reais: Dificuldades na Formação do Conceito, Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo, p.194-202, 1996.

MAURER Willie A., Curso de Cálculo Diferencial e Integral, 2.ed., volume 2. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 1969.

PIERRO NETTO, Scipione Di, Matemática: Conceitos e Operações 7, primeiro grau, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 1984.

PIERRO NETTO, Scipione Di, Matemática - Conceitos e Histórias 7, São Paulo: Scipione, 1995.

POPPER, Karl, A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1993.

REICHENBACH, Hans, Experience and Prediction: An Analysis of the Foundation and the Structure of Knowledge, Midway Reprints. Chicago: The University of Chicago Press, 1976.

SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP: organizador, Matemática - Curso Ginasial, vol.III. São Paulo: EDART - São Paulo Livraria Editora Ltda., 1969.

SOARES, Eliana Farias e; FERREIRA, Maria Cristina Costa; MOREIRA, Plínio Cavalcanti, Números Reais: Concepções dos Licenciandos e Formação Matemática na Licenciatura, Zetetiké. UNICAMP, v.7, n.12, p.95-117, 1999.

How to Cite
COBIANCHI, A. S. Continuidade e Números Reais: Descobertas e Justificativas de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Section
Artigos (fluxo contínuo)