Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática

  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino UEL

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico motivado pelo desejo de conhecer quais dimensões estão presentes no movimento de construção/desenvolvimento da identidade profissional de (futuros) professores que ensinam matemática. Essa reflexão é fruto das indagações levantadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – Gepefopem – que, na última década, investiu esforços em investigar contextos de formação (inicial e continuada) que promovem a aprendizagem de professores e, por conseguinte, o desenvolvimento de sua identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma busca na literatura nacional e internacional, para, dentre outros aspectos, identificar os elementos utilizados como lente teórica para análise de projetos e programas de formação de professores que ensinam matemática (PEM) com foco na identidade profissional (IP). Verificou-se que, apesar de haver uma diversidade de estudos que contemplam a IP, poucos ainda dizem respeito especificamente à identidade profissional dos professores que ensinam matemática, muito embora já se vislumbre um crescimento nessa área. Portanto, diante desse cenário, este artigo, baseado em estudos realizados e em reflexões pessoais, aponta que o movimento de construção/desenvolvimento da IP do PEM se dá tendo vista um conjunto de crenças e concepções interconectadas ao autoconhecimento e aos conhecimentos a respeito de sua profissão, associado à autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência) e ao compromisso político.

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Publicado
2017-12-31
Como Citar
CYRINO, M. C. DE C. T. Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 31 dez. 2017.
Seção
Celebração dos 10 anos do PPGEdumat (UFMS)