Práticas de formação e de pesquisa do professor que ensina matemática: uma construção narrativa

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
Palavras-chave: práticas de formação docente, práticas de pesquisa com o professor, trabalho colaborativo, narrativa de formação.

Resumo

Este texto aborda a trajetória da autora como formadora e pesquisadora no campo da formação docente. Ao
narrar sua experiência, o movimento que marcou a formação docente nas últimas duas décadas vai se
delineando. Como ocorre com a maioria dos formadores de professores, a autora se constituiu formadora pela
prática. Os estudos acadêmicos vieram posteriormente. Nessa trajetória, ela vivenciou e praticou como
formadora e pesquisadora construtos como: professor reflexivo, professor pesquisador, pesquisa-ação, grupos
colaborativos, comunidades de investigação e aprendizagem e pesquisa (com) narrativa. A ênfase é posta nas
potencialidades formativas da pesquisa com o professor.

Referências

BAKHTIN, M.M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad.Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BARBATO, C. N. A constituição profissional de formadores de professores de Matemática. 2016. 319p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge of practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, Davis, USA, n. 24, p.249-305, 1999.

CONTRERAS DOMINGO, J. El saber de la experiencia en la formación inicial del professorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 27, n. 3, p. 125-136, sept./dic. 2013.

ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1990.

______. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Morata, 1991.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: ou os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-28.

JAWORSKI, B. Building and sustaining inquiry communities in mathematics teaching development. In: KRAINER, K.; WOOD, T. (Ed.). Participants in mathematics teacher education: individuals, teams, communities and networks. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publisher, 2008, p. 309-330. (Série The International Handbook on Mathematics Teacher Education, v. 3).

NACARATO, A. M. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. 2000, 333p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, 2000.

NACARATO, A. M. A formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como práticas de formação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 37, p. 905-930, dez. 2010.

NACARATO, A. M. As narrativas de vida como fonte para a pesquisa autobiográfica em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande/UFMS, v. 8, p. 448-467, 2015. Número Temático.

NACARATO, A. M.; GOMES, A. A. M.; GRANDO, R. C. (Org.). Experiências com geometria na escola básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008.

NACARATO, A. M.; GRANDO, R. C. (Org.). Estatística e probabilidade na Educação Básica: professores narrando suas experiências. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

NACARATO, A. M.; GRANDO, R. C. A análise de aulas videogravadas como prática de formação de professores que ensinam matemática In: POWELL, A. B. (Org.). Métodos de pesquisas em Educação Matemática: usando escrita, vídeo e internet. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. v.1, p. 61-94.

PEREIRA, C. A. B. Como nos tornamos formadores de professores: processo de constituição profissional. 2017. 209 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP.

SARAMAGO, J. A jangada de pedra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Como Citar
NACARATO, A. M. Práticas de formação e de pesquisa do professor que ensina matemática: uma construção narrativa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 11.
Seção
Celebração dos 10 anos do PPGEdumat (UFMS)