A Racionalização de Frações Irracionais: ideias implícitas e adjacentes

  • Antonio Sales UEMS
  • José Felice UEMS

Abstract

O presente trabalho consiste numa discussão sobre o processo de racionalização das frações irracionais. Sendo resultado de uma discussão entre colegas sobre o assunto apresenta resumidamente o significado da racionalização, as diversas ideias que conduzem a uma divisão e como essas ideias influenciam no entendimento de fração irracional. Analisa a valência instrumental didática da forma racionalizada na perspectiva da Teoria Antropológica do Didático e as dificuldades para o entendimento desse tipo de fração. Descortina a matemática que se oculta no processo de racionalização e conclui que a ideia de divisão como medida interna é a que melhor explica a fração irracional.

References

ADLER, Irving. Iniciação à Matemática de Hoje. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1972.

ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José.Praticando Matemática. 3.ed. renovada. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.

BACHELARD, Gastón. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARROSO, Juliane Matsubara (editora). Projeto Araribá: Matemática. São Paulo: Moderna, 2006.

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Ayrton.

Matemática: fazendo a diferença. São Paulo:FTD, 2006.

BOSCH, Marianna; CHEVALLARD, Yves. OstensifsetSensibilitéauxOstensifsdansl’activitéMathématique. RecherchesenDidactiquedesMathématiques, 19/1, 77-124, 1999.

BOYER, Carl B. História daMatemática. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.

DAVIS, Harold T. História da Computação. São Paulo: Atual, 1992. (Tópicos a história da matemática para uso em sala de aula.)

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade: 5ª série. 5.ed. São Paulo: Atual, 2005.

IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Matemática:Imenes& Lellis. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

KOLMAN, Bernard. Introdução à Álgebra Linear: com aplicações. 6.ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

LEON, Steven J. Álgebra Linear com Aplicações. 4.ed. Rio de Janeiro. LTC, 1999.

LEONARDO, Fábio Martins (Editor). Projeto Araribá: Matemática. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática: ideias e desafios, 8 série. São Paulo: Saraiva, 2002.

SILVEIRA, Francisco Porto da.Fração Ordinária. Porto Alegre: UFRS, 2011. Disponível em: <http://www.mat.ufrgs.br/~cydara/perola3.htm> Acesso em : 20 out. 2014.

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Álgebra Linear. 2.ed. São Paulo: McGraw- Hill, 1987.

TRAJANO, António. Arithmetica Progressiva: curso completo theorico e pratico de ArithmeticaSupeiror preparado para a mocidade Brazileira. 57.ed. São Paulo; Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Livraria Francisco Alves, 1880?.

Published
2014-12-20
How to Cite
SALES, A.; FELICE, J. A Racionalização de Frações Irracionais: ideias implícitas e adjacentes. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 15, 20 Dec. 2014.