História Oral para a produção de narrativas sobre uma proposta educacional pública paulista nos anos de 1960

  • Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura
Palavras-chave: Ensino Vocacional. História Oral. Narrativas.

Resumo

Este artigo traz uma síntese de duas comunicações realizadas nos Encontros Nacionais de História Oral realizados em Porto Alegre em 2016 e, Campinas em 2018.  Nas duas ocasiões apresentamos aspectos de uma pesquisa cujo objetivo central foi investigar a proposta educacional dos Ginásios Vocacionais com um olhar voltado para o ensino de matemática.  O Vocacional foi um projeto alternativo que introduziu mudanças no cenário educacional paulista, apesar da curta duração; foram criados em 1961 e fechados abruptamente em 1969, no regime militar.  Este artigo traz, primeiramente, uma visão panorâmica desta experiência, seus aspectos pedagógicos, seu processo de idealização, implantação e extinção. Em seguida, discutimos os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa, a História Oral e seus procedimentos, com ênfase no processo analítico e suas particularidades, atrelados aos pressupostos teóricos subjacentes à pesquisa, que, possibilitaram produzir um estudo narrativo sobre os Ginásios Vocacionais num movimento entre singularidades e convergências.

Referências

ALBUQUERQUE Jr. D. M. de. História: a arte de inventar o passado. Bauru: Edusc, 2007.
BORGES, J. L. Ficções. Tradução Carlos Nejar. 3 .ed. São Paulo: Globo, 2001.
BRUNER, Jerome. Fabricando histórias: direito, literatura e vida. Tradução Fernando Cássio. São Paulo: Letra e Voz, 2014.
CHIOZZINI, D. F. História e Memória da Inovação Educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-70). Curitiba: Appris, 2014.
GARNICA, A.V.M. Ceci n´est pasun article1: impressões fragmentadas sobre Arte e Educação Matemática. Zetetiké, Revista de Educação Matemática, Campinas-SP, FE-UNICAMP; FEUFF. v. 23, n. 43, p.11-32, jan/jun. 2015.
GARNICA, A.V.M. O pulo do sapo: narrativas, história oral, insubordinação e Educação Matemática. In: D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasadin (Orgs.). Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2015. p. 181-206.
GARNICA, A. V. M. (Org). Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014.
GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, D. N.; SILVA, H. Entre a Amnésia e a Vontade de nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, Rio Claro-SP, v. 25, n. 41, p. 213-250, dez. 2011.
GARNICA, A. V. M. Um ensaio sobre História oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática. Quadrante, Lisboa, v. XVI, n.2, p.27-49, 2010.
MARTINS-SALANDIM, M. E. A Interiorização dos Cursos de Matemática no Estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 379 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
NAKAMURA, M. E. F. P. Os Ginásios Vocacionais Estaduais: algumas considerações iniciais acerca desta proposta educacional da década de 1960. In: Encontro Nacional de História Oral, XIII, 2016, Porto Alegre. Anais... Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2019.
NAKAMURA, M. E. F. P. Ginásios Vocacionais: estudo narrativo sobre uma proposta educacional da década de 1960. 2017. 627 p. Tese (Doutorado (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.
NAKAMURA, M. E. F. P. A História Oral e alguns percursos metodológicos para compreender aspectos de uma experiência educacional paulista: Os Vocacionais. In: Encontro Nacional de História Oral, XIV, 2018, Campinas. Anais ... Disponível em:. Acesso em: 22 jun. 2019.
NUNES, C. Escola e dependência: o ensino secundário e a manutenção da ordem Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.
ROVAI, Esméria (Org). Ensino Vocacional: uma pedagogia atual. São Paulo: Cortez, 2005.
TAMBERLINI, Ângela. R. M. de B. Os Ginásios Vocacionais, a história e a possibilidade de futuro. In: ROVAI, Esméria (Org.). Ensino Vocacional: uma pedagogia atual. São Paulo: Cortez, 2005.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. 2.ed. Tradução Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: EDUSP, 2001. (Ensaios de Cultura, 6)
Publicado
2019-12-20
Como Citar
FURQUIM PEREIRA NAKAMURA , M. E. História Oral para a produção de narrativas sobre uma proposta educacional pública paulista nos anos de 1960. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 313-333, 20 dez. 2019.
Seção
História Oral e Educação Matemática