Leituras de Histórias de Vida de Professores de Matemática no Pibid

  • Mirian Maria Andrade Mirian Maria Andrade Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Línlya Sachs Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumen

Este texto trata sobre atividades de orientação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Licenciatura em Matemática, do campus de Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante os anos letivos de 2016 e 2017 e que foram delineadas pelos parâmetros da metodologia História Oral. Com o objetivo principal de olhar para como o professor de matemática, supervisor dos alunos na escola de Educação Básica, se torna o professor de matemática que é, foram disparadas algumas leituras e a elaboração de algumas atividades, como a produção de escritas autobiográficas relatando sobre suas histórias de vida, roteiros, realização, transcrição e textualização de entrevistas com os professores supervisores. Neste texto, pretendemos apresentar momentos importantes nesse processo, incluindo as leituras que os licenciandos elaboraram das narrativas produzidas a partir das histórias de vida dos professores supervisores.

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Publicado
2019-12-21
Cómo citar
MIRIAN MARIA ANDRADE, M. M. A.; LÍNLYA SACHS, L. S. Leituras de Histórias de Vida de Professores de Matemática no Pibid. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 385-401, 21 dic. 2019.
Sección
História Oral e Educação Matemática