Polarização Empírico-formal no Ensino de Geometria: uma contribuição histórico-reflexiva à educação geométrica da criança
Resumen
Nas últimas décadas, as discussões sobre o ensino de geometria se intensificaram. Ao que parece, coexistem, atualmente, defasagens no ensino de geometria que teriam sido agravadas com a influência do movimento da Matemática Moderna, responsável pela mudança no enfoque dado à geometria na escola. Trata-se, por exemplo, da polarização empírico-formal (o procedimento comum de iniciar o estudo de Geometria por suas dimensões práticas – essencialmente a percepção – objetivando a sistematização de seus conteúdos – a concepção). Sob essa perspectiva, identificam-se neste trabalho duas consequências desta polarização que prevalece no ensino de Geometria, responsável, diversas vezes, por tornar tal ensino bastante superficial. Nesse sentido, este trabalho se propõe a – além de explicitar a questão que o motiva – compreender que movimento histórico dá origem ao ensino de geometria da forma como é concebido hoje e contribuir com uma reflexão descritiva sobre a relação da criança com a geometria, às vistas da teoria elaborada.
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