A Transcrição na Análise Fenomenológica: Um Olhar ao Trabalho com Geometria Dinâmica

  • José Milton Lopes Pinheiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Transcrição. Fenomenologia. Geometria Dinâmica.

Resumo

Este artigo foca a descrição de vivências com sujeitos significativos à pesquisa, sob perspectiva fenomenológica, para a qual, pela transcrição, a experiência vivida descrita e exposta em texto, sinaliza ponto de partida pra a análise. Intenciona-se uma transcrição que possa dar a quem a ela se volte uma ambientação que permita sentir, vislumbrar e compreender os modos pelos quais uma vivência foi se dando e se constituindo em conhecimento. Entendemos ser possível essa ambientação quando evidenciamos na transcrição os modos de expressão que se mostram e avançam no campo de pesquisa. Em pesquisas nas quais os sujeitos trabalham com softwares e com cossujeitos de aprendizagem, a fala, os gestos e imagens de movimentos realizados que se materializam em interfaces computacionais são modos de linguagem relevantes à transcrição que aqui tematizamos. Neste estudo evidenciamos um modo de transcrever que emerge de um trabalho voltado às experiências vivenciadas por sujeitos que desenvolvem atividades em ambientes de Geometria Dinâmica. Com este artigo e com a transcrição que nele expomos, objetivamos contribuir para/com pesquisas que buscam compreensões analisando experiências vivenciadas, especialmente as que se evidenciam em ambientes tecnológicos.

Biografia do Autor

José Milton Lopes Pinheiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, campus Rio Claro). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). E-mail: jose.pinheiro@uemasul.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0989-7403.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. A pesquisa qualitativa olhada para além de seus procedimentos. In: BICUDO, M. A. V. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. A constituição do objeto pelo sujeito. In: TOURINHO, C. D. C. (Org.). Temas em Fenomenologia: a tradição fenomenológica-existencial na filosofia contemporânea. 1 ed. Rio de Janeiro: Booklink, 2012. p. 77-95.

DARTIGUES, André. O que é a Fenomenologia? Trad. Maria José J. G. de Almeida. 10. ed. São Paulo: Centauro, 2008.

DETONI, Adlai Ralph. Contribuições de uma investigação sobre o Espaço para a Educação Matemática. Bolema (UNESP-Rio Claro), Rio Claro, Unesp, v. 19, 2003.

FIGUEIREDO Orlando de Andrade. A questão do sentido em computação. In: BICUDO, M. A.V. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 313-342.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma Fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura/Edmund Husserl. Trad. Marcio Suzuki. 5 ed. Aparecida Ideias & Letras, 2006.

HUSSERL, Edmund. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Trad. Diogo Falcão Ferrer. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fonte, 2011.

PAULO, Rosa Maria; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Um estudo fenomenológico sobre a compreensão da geometria. In: BAUMANN, A. P. P. et al. (Org.). Maria em forma/ação. 1 ed. Rio Claro: IGCE/Unesp, 2010, v. 1, p. 243-254.

PINHEIRO, José Milton Lopes; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; FERREIRA, Bruno Leite. Escola e Aulas de Matemática: ambiente de ser o que se é ou do ser o que está? Acta Scientiae, Curitiba, v. 19, n. 2, p. 193-210, mar. /abr. 2017.

PINHEIRO, José Milton Lopes. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 283p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.

VENTURIN, Jamur André. A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores. Tese de doutorado em Educação Matemática - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015. p. 541.

TOURINHO, Carlos Diógenes Côrtes. A consciência e o mundo na fenomenologia de Husserl: influxos e impactos sobre as ciências humanas. Revispsi, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 852-866, 2012.

Publicado
2021-06-22
Como Citar
PINHEIRO, J. M. L. A Transcrição na Análise Fenomenológica: Um Olhar ao Trabalho com Geometria Dinâmica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-20, 22 jun. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)