Materiais de apoio para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: EMAI e PNAIC

  • Eliane Maria Vani Ortega FCT-Unesp/Professora do Departamento de Educação

Resumen

Este artigo descreve a análise de dois materiais de apoio voltados para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Educação Matemática nos Anos Inicias (EMAI) (SP) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (Brasil). Por meio de análise documental, tendo como fonte os cadernos de Matemática que integram os dois programas, os resultados apontam que os princípios norteadores e as atividades contidas nos materiais indicam possibilidades de interações, reflexões, levantamento de hipóteses e estabelecimento de relações. Tomando-se por base estudos de autores da Educação e da Educação Matemática, mais especificamente do campo curricular, a análise revela que ambos os materiais contêm princípios que incentivam o estudo de conceitos matemáticos abordados no contexto escolar e, considerando que, se foram organizados momentos específicos voltados para discussões e reflexões nas escolas, tais materiais podem ter contribuído para o trabalho dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.

Biografía del autor/a

Eliane Maria Vani Ortega, FCT-Unesp/Professora do Departamento de Educação

Licenciada em Matemática, Unesp/FCT, Presidente Prudente. Mestrado em Educação, Unesp/FFC, Marília, Doutorado em Educação, USP/FE, São Paulo. Participa dos grupos de Pesquisa GPEA/Unesp e GEPEME/USP. Pesquisadora na área de formação de professores que ensinam Matemática. Professora do Departamento de Educação - Unesp/FCT, Presidente Prudente. E-mail: elimarivani@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9962-8513.

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Publicado
2020-11-30
Cómo citar
ORTEGA, E. M. V. Materiais de apoio para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: EMAI e PNAIC. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-20, 30 nov. 2020.