A Metodologia de Resolução de Problemas na Educação Matemática a Distância: Estratégias para uma Formação Crítica em Tempos de Pandemia

Resumen

A pandemia causada pela COVID 19 tem desafiado a nos inserirmos em práticas educacionais não presenciais, sem deixar de lado ações que possam colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o objetivo desse texto é analisar como licenciandos de matemática reagem a uma proposta pedagógica pautada na resolução de problemas e como vislumbram o seu uso em suas práticas no contexto de educação a distância. As reflexões são ancoraras na Resolução de Problemas como metodologia de ensino, e na colaboração e diálogo como pressupostos para essa metodologia. Foram analisadas as participações dos licenciandos em atividades no ambiente Moodle, onde foram provocados a resolverem e discutirem uma problematização proposta e, em seguida, dialogarem sobre o potencial da proposta. Os resultados apontam para a importância da colaboração e do planejamento das atividades e para o potencial da proposta feita, desde que estudantes e professores tenham acesso às tecnologias necessárias.

Biografía del autor/a

Rony Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação e Mestre em Informática, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática. E-mail: freitasrco@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9044-3109.

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Publicado
2021-12-17
Cómo citar
FREITAS, R. A Metodologia de Resolução de Problemas na Educação Matemática a Distância: Estratégias para uma Formação Crítica em Tempos de Pandemia. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 17 dic. 2021.