Investigação da Construção do Conhecimento em Medidas de Tendência Central Utilizando a Engenharia Didática

Resumen

Este trabalho é o resultado das discussões sobre uma pesquisa de mestrado que está inserida no tema da Educação Estatística. A pesquisa intentou analisar e compreender as possíveis contribuições de uma sequência didática sobre medidas de centralidade com alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular do estado do Rio de Janeiro, uma investigação com foco no processo de ensino e de aprendizagem na construção do conhecimento de medidas de tendência central. O referencial teórico adotado foi a literacia estatística e, para responder à pergunta: “de que forma uma sequência didática pode contribuir para a construção do conceito de medidas de tendência central por parte dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular do Rio de Janeiro?”, utilizou-se como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, de natureza qualitativa, composta de suas fases, que estruturaram o trabalho. Como resultado, observou-se que os alunos exerceram alguns elementos que compõem a literacia estatística, dentro das competências da Educação Estatística, trabalhando em grupos e utilizando exemplos próximos às suas realidades.

Biografía del autor/a

Heloisa Figueiredo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Licenciatura Plena em matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT/UFRJ), desenvolvendo pesquisas na área de Educação Estatística. Tem experiência da área de educação, com ênfase em matemática, trabalhando como professora no Colégio de Aplicação da UFRJ. E-mail: heloisa-figueiredo@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2430-7256.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior.

E-mail: changkuockr@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8716-6078.

Cristimara Castilho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Educação Matemática (2020) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especializada em Residência Docente pela UFJF no Colégio de Aplicação João XXIII (2021). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, GREPEM, na UFJF discutindo sobre as práticas docentes e a formação de professores de matemática. Se ocupa com a pesquisa da área de Educação Matemática na tendência da Educação Estatística, integrando o Grupo de Trabalho - 12, Probabilidade e Estatística, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, visando o exercício do letramento estatístico e probabilístico para a formação crítica do cidadão. E-mail: cristimaracastilho@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7703-7675

 

Citas

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique dês Mathématiques, Grenoble, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Servicio de Reprografia de la Facultad de Ciencias. Universidad de Granada, 2001. Disponível em: http://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/didacticaestadistica.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Matemática. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BÔAS, S. G. V.; KONTI, K. C. Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista, 25(4), 2018, p.984-1003.

CAMPOS, C. R. A educação estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da Estatística em cursos de graduação. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: UNESP, 2007.

CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAL, I. Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International statistical review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, 28(74), 57-73, 2008.

MAROCCI, L.M.; NACARATO, A. M. Um ambiente de aprendizagem baseado na resolução de problemas: a possibilidade de circulação de significações sobre probabilidade por meio da linguagem. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 101-123, 2013.

MOORE, D. S. A Estatística Básica e sua prática. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

ODY, M. C.; VIALI, L. Uma avaliação da literacia estatística e probabilística no ensino médio. An evaluation of statistics and probabilistic literacy in the high school. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 18, n. 2, 2016.

PONTES, M. M; LIMA, D. S. S. M; VASCONCELOS, F. V; VASCONCELOS, A. K. P. A temática ‘Probabilidade e Estatística’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 5, n. 12, 2019.

RUMSEY, D. J. Discussion: Statistical literacy: Implications for teaching, research, and practice. International Statistical Review / Revue Internationale de Statistique, v. 70, n. 1, p. 32-36, 2002.

SHARMA, S. Definitions and models of statistical literacy: a literature review. Open Review of Educational Research, v. 4, n. 1, p. 118-133, 2017.

WATSON, J. M. Discussão: alfabetização estatística antes da idade adulta. Revisão Estatística Internacional / Revista Internacional de Estatística, v. 70, n. 1, p. 26-30, 2002.

WILD, C. J. Abraçando a "visão mais ampla" das estatísticas. The American Statistician, v. 48, n. 2, p. 163-171, 1994.

Publicado
2022-11-30
Cómo citar
FIGUEIREDO, H.; RODRIGUES, C. K.; CASTILHO, C. Investigação da Construção do Conhecimento em Medidas de Tendência Central Utilizando a Engenharia Didática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-17, 30 nov. 2022.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)