Ensino de Cálculo a Alunos com Deficiência Visual: a Importância do Professor e do Uso de Recursos de Tecnologia Assistiva

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado (SILVA, 2021) que investiga como os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) contribuíram para a aprendizagem de conteúdos de Matemática de um aluno com deficiência visual incluído, atualmente, no Ensino Superior. Como base para a pesquisa, apresentaremos os aspectos legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, abordaremos algumas pesquisas sobre os recursos de Tecnologia Assistiva para o ensino de Matemática, e exporemos os recursos de TA utilizados pelo aluno e seu professor de Cálculo 1. Por meio de entrevistas semiestruturadas, da escuta de um estudante cego incluído em um curso de exatas (e seu professor), descobrimos o modo pelo qual os recursos foram utilizados. Por fim, concluímos que a adequada utilização dos recursos de TA e a dedicação do professor em aprender estratégias que favorecessem o aprendizado do seu aluno, promoveram um ambiente acadêmico acessível para outros estudantes cegos.

Biografía del autor/a

Mariane de Almeida da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica da Prefeitura de Maricá - RJ. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: marianeasf@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3943-0660.

Claudia Coelho de Segadas-Vianna

Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres. Coordenadora do Projeto Fundão - Matemática. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT). E-mail: claudia@im.ufrj.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1967-5537.

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Publicado
2022-08-31
Cómo citar
SILVA, M. DE A. DA; SEGADAS-VIANNA, C. C. DE. Ensino de Cálculo a Alunos com Deficiência Visual: a Importância do Professor e do Uso de Recursos de Tecnologia Assistiva. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-21, 31 ago. 2022.