Reconhecimento de Funções Afim em seus Registros Gráfico e Algébrico: falsidades e ausências no processo de conversão

Resumen

O presente artigo faz um recorte da pesquisa intitulada "Conversão entre os registros de representação gráfico e algébrico da função afim: análise a partir da interpretação global de propriedades figurais", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Com aporte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, discute especificamente o reconhecimento da função afim em seu registro gráfico a partir de seu registro algébrico, e vice-versa, realizado por estudantes do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O método da pesquisa consistiu na análise de conteúdo de Bardin (2016), onde os dados passaram por uma pré-análise, selecionados de acordo com suas características comuns e em seguida codificados. Os resultados apontam que os estudantes apresentam dificuldades em identificar as variáveis visuais dos registros gráficos tais como, sentido da inclinação da reta e o ângulo formado com o eixo das abscissas e os seus respectivos valores. Também foi observado o desconhecimento dos estudantes no que diz respeito à relação existente entre a intersecção do traçado com o eixo das ordenadas e o valor do coeficiente linear presente no registro algébrico, como também utilizam como principal estratégia de conversão a abordagem ponto a ponto com tratamento na expressão algébrica.

Biografía del autor/a

José Robson de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco
Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2022) Docente e formador de professores da rede estadual de Pernambuco Docente da rede municipal da cidade de Caetés - PE Participa dos grupos de pesquisa SEMEAR E GEPDIMA. E-mail: jrobsonaraujo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8479-2249.  
Rosinalda Aurora de Melo Teles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Docente associada da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE. Coordenada o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - SEMEAR. 

E-mail: rosinaldateles@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7289-3501.

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Publicado
2022-08-31
Cómo citar
ARAÚJO, J. R. DE; TELES, R. A. DE M. Reconhecimento de Funções Afim em seus Registros Gráfico e Algébrico: falsidades e ausências no processo de conversão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-18, 31 ago. 2022.