Multimodalidade e a Construção do Conhecimento Matemático: Uma Análise do Processo de Produção de Vídeos

Resumen

Os vídeos estimulam os sentidos humanos na construção do conhecimento matemático. Neste contexto, este artigo apresenta uma discussão em torno da análise do processo reflexivo de produção de vídeos no que diz respeito às possibilidades de produção de conhecimento matemático na interação do coletivo que une tecnologias e seres humanos. A metodologia qualitativa direcionou o design da pesquisa, encontrando apoio na Espiral RePARe (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão), a fim de organizar a análise do processo de produção do vídeo “Estatística no Futebol”, produzido pelos pesquisadores. Os resultados indicam que a multimodalidade presente nas etapas da produção do vídeo propicia a exploração de diferentes representações, fator determinante para a construção de conhecimento matemático. A análise mostrou que o processo possibilita a análise do conteúdo matemático em contextos específicos, a pesquisa, a interdisciplinaridade, a simulação e a exploração do caráter visual, dinâmico e manipulativo de objetos matemáticos.

Biografía del autor/a

Liliane Xavier Neves

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC). E-mail: lxneves@uesc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8535-0779.

Deivid Irineu de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz/ discente

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC). E-mail: diosantos.lma@uesc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9707-3024

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Publicado
2022-08-31
Cómo citar
NEVES, L. X.; SANTOS, D. I. DE O. Multimodalidade e a Construção do Conhecimento Matemático: Uma Análise do Processo de Produção de Vídeos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-19, 31 ago. 2022.