Propostas Curriculares para o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo a Partir da Utilização do Software Prospéro

Resumen

A presente pesquisa compreende um estudo qualitativo a partir da análise de propostas curriculares de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estando fundamentado em teorias que tratam da matemática enquanto prática social, este estudo teve por objetivo analisar de que modo as propostas curriculares de matemática, de três estados brasileiros, reconhecem os alunos da EJA, suas experiências e saberes. A partir das contribuições teóricas sobre saberes experienciais e da microsociologia, este trabalho fundamenta-se em contribuições de Boltanski, Dubet, entre outros teóricos. Como escolha metodológica de análise das propostas selecionadas foi utilizado o  software Prospéro. Os resultados parciais demonstram que os documentos curriculares para a EJA  ainda se configuram como adaptações dos documentos do ensino regular, sem considerar as experiências e especificidades dos alunos. Espera-se que esta investigação contribua para novas reflexões acerca das políticas curriculares para a Educação Matemática de Jovens e Adultos no Brasil.

Biografía del autor/a

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2017) na área de Ensino de Ciências e Matemática.  Possui título de mestre pela Faculdade de Educação da USP na área de ensino de Ciências e Matemática (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007) e graduação em Bacharelado em Matematica pela Universidade de São Paulo (2007). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME) - FE/USP. Tem experiência como docente na área de Educação em níveis de ensino fundamental, médio e superior, além de realização de pesquisas com foco de estudos no processo de ensino aprendizagem, as relações entre conhecimento matemático e o jovem e no ensino de matemática na modalidade EJA. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT).

E-mail: carla.pompeu@uftm.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9868-9624

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Publicado
2022-12-20
Cómo citar
POMPEU, C. C. Propostas Curriculares para o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo a Partir da Utilização do Software Prospéro . Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-19, 20 dic. 2022.
Sección
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais