Função: saberes manifestados por um grupo de professores

  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Santa Cruz - UESC

Resumen

Este estudo procurou investigar os saberes manifestados por um grupo de professores sobre o conceito de função. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com a participação de quatro professores, dois que lecionavam Matemática no Ensino Médio e outros dois atuavam na licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio da criação de uma situação referente ao conceito de função e uma entrevista. Os resultados mostraram que parte dos professores apresentou dificuldade em dar exemplos que explicitassem uma relação funcional, assim como a presença do fenômeno de compartimentalização e a divergência entre a imagem do conceito e a sua definição estiveram presentes. Ainda, foi evidenciado que ensinar exige outros saberes que ultrapassam os limites dos saberes disciplinares.

Biografía del autor/a

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Santa Cruz - UESC
Professor Visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz

Citas

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Publicado
2016-12-28
Cómo citar
PIRES, R. F. Função: saberes manifestados por um grupo de professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)