EL DESAFÍO AL PARADIGMA DEL EJERCICIO Y SU COMPATIBILIDAD CON LAS PRÁCTICAS ESCOLARES POR PARTE DE LOS PROFESORES DE MATEMÁTICAS

Palabras clave: Educación Matemática Crítica. Zona de Innovación. Práctica Social. Formación de Profesores. Aprendizaje Docente

Resumen

Este estudo objetiva compreender como os professores de matemática da Educação Básica compatibilizam o desafio ao paradigma do exercício com a prática pedagógica escolar em termos de aprendizagem docente, à luz dos estudos de Lave e Wenger (1991) e das discussões no campo da Educação Matemática Crítica. Para tanto, utilizamos de uma abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de matemática. A análise sugere que os professores compatibilizam os modos pelos quais se afastam do ensino tradicional com a prática pedagógica escolar, sobretudo, a partir da assunção de uma postura de experimentação, que lhes permite superar limitações, valer-se de oportunidades e transformar adversidades do contexto escolar em circunstâncias favoráveis ao desafio do paradigma do exercício. Por fim, o estudo evidencia a relevância de uma formação docente mais atenta à prática pedagógica escolar e que incentive a postura de experimentação dos professores.

Biografía del autor/a

João da Cruz Neves Silva Neto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017). Atualmente é professor de Matemática, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Mestrando no programa de Pós-graduação em Educação na área de Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica e linha de pesquisa Currículo e (in)formação.

Jonei Cerqueira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e pós-doutoramentos na London South Bank University (2008) e na University of London (2013-2014). No segundo semestre de 2023, financiado pelo Programa CAPES PRINT, realiza estágio pós-doutoral na Rutgers University, Estados Unidos. Desde 2010, é professor associado, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, no qual exerceu a função de vice-coordenador (2006-2010) e coordenador (2011-2013). Também é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, no qual exerceu a função de vice-coordenador (2013-2017) e de coordenador de uma turma de Doutorado Interinstitucional para docentes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2019 - atual). Orienta projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desde 2010, é líder do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Matemática (OEM), certificado pelo CNPq junto à UFBA. Foi membro do Executive Committee of the International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications (2009-2013). Atuou como coordenador do GT de Modelagem Matemática (2006-2009), do GT de Formação de Professores que Ensinam Matemática (2018-2021) e Diretor da Regional Bahia (2004-2007) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É editor associado e do conselho editorial do periódico Boletim de Educação Matemática (Bolema), Brasil, e do periódico The Mathematics Enthusiast, Estados Unidos. Também é membro do conselho editorial dos periódicos Boletim GEPEM e Educação Matemática Pesquisa. É sócio das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Possui experiência na área de Educação Matemática, tendo desenvolvido projetos de pesquisa na área de modelagem matemática, materiais curriculares para professores e formação de professores de matemática, particularmente em torno da matemática específica dos professores de matemática. Os resultados estão socializados em mais de cem trabalhos completos publicados na forma de artigos de periódicos, capítulos de livros e artigos em anais. Foi bolsista Pq 2 (2016 2018) e bolsista Pq 1D (2019 - 2022)

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Publicado
2023-12-13
Cómo citar
DA CRUZ NEVES SILVA NETO, J.; CERQUEIRA BARBOSA, J. EL DESAFÍO AL PARADIGMA DEL EJERCICIO Y SU COMPATIBILIDAD CON LAS PRÁCTICAS ESCOLARES POR PARTE DE LOS PROFESORES DE MATEMÁTICAS . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 24, 13 dic. 2023.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)