Aspectos da formação parcelada de professores leigos que ensinavam Matemática no interior do Mato Grosso do Sul nos anos 90

  • Kátia Guerchi Gonzales UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0003-0750-8483

Resumen

O presente artigo tem como propósito explorar e analisar aspectos do contexto histórico e algumas implicações de uma estratégia educacional implementada no estado de Mato Grosso do Sul, na década de 1990, denominada Licenciaturas Parceladas de Ciências – Habilitação em Matemática. Para tanto, a metodologia da História Oral foi utilizada para a elaboração e a análise de fontes criadas a partir de entrevistas realizadas, entre nos anos de 2015 a 2017, com oito colaboradores – idealizadores, professores-formadores coordenadores e um ex-aluno. Foram percebidas, nos relatos, marcas de pressão cultural e política para que se reproduzisse de modo pleno, mas em tempo reduzido, em condições precárias, num formato emergencial e parcelado, o curso oferecido de modo regular na sede da Universidade. Em linhas gerais, mesmo apontando várias limitações e problemas nessa modalidade de formação - que incluem desde questões políticas, aspectos financeiros e o comprometimento do estado, até questões logísticas e organizacionais relativas ao curto tempo para a assimilação, sistematização e problematização de conteúdos -, nossos colaboradores avaliam a experiência como positiva.

Biografía del autor/a

Kátia Guerchi Gonzales, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: profkatiaguerchi@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2827-2545.

Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). E-mail: vicente.garnica@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0750-8483.

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Publicado
2024-05-24
Cómo citar
GUERCHI GONZALES, K.; VICENTE MARAFIOTI GARNICA, A. Aspectos da formação parcelada de professores leigos que ensinavam Matemática no interior do Mato Grosso do Sul nos anos 90. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-20, 24 may 2024.