Aspectos da formação parcelada de professores leigos que ensinavam Matemática no interior do Mato Grosso do Sul nos anos 90
Resumen
O presente artigo tem como propósito explorar e analisar aspectos do contexto histórico e algumas implicações de uma estratégia educacional implementada no estado de Mato Grosso do Sul, na década de 1990, denominada Licenciaturas Parceladas de Ciências – Habilitação em Matemática. Para tanto, a metodologia da História Oral foi utilizada para a elaboração e a análise de fontes criadas a partir de entrevistas realizadas, entre nos anos de 2015 a 2017, com oito colaboradores – idealizadores, professores-formadores coordenadores e um ex-aluno. Foram percebidas, nos relatos, marcas de pressão cultural e política para que se reproduzisse de modo pleno, mas em tempo reduzido, em condições precárias, num formato emergencial e parcelado, o curso oferecido de modo regular na sede da Universidade. Em linhas gerais, mesmo apontando várias limitações e problemas nessa modalidade de formação - que incluem desde questões políticas, aspectos financeiros e o comprometimento do estado, até questões logísticas e organizacionais relativas ao curto tempo para a assimilação, sistematização e problematização de conteúdos -, nossos colaboradores avaliam a experiência como positiva.
Citas
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. Muniz. História: a arte de inventar o passado. Bauru - SP: EDUSC, 2007.
BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul, a construção de um estado: poder político e elites dirigentes sul-mato-grossenses. vol. 2. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2009.
BOURLEGAT, Cleonice Alexandre; Mato Grosso do Sul e Campo Grande: articulações espaço-temporais. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado)-Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. 2000.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal. 1998. Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/ADC1988_05.10.1988/art_60_.asp. Acesso em: 10 dez 2023.
CURY, Fernando Guedes. (2011). Uma história da formação de professores de Matemática e das Instituições formadoras do Estado de Tocantins. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1c834030-77de-40f2-b933-d224279ddbf2. Acesso em: 06 dez 2023.
FERNANDES, Filipe Santos. A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro. 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/4aa4421a-7af8-405f-ab02-a0d3bbef5916/content. Acesso em: 06 dez 2023.
GONZALES, Kátia Guerchi. Formar professores que ensinam Matemática: uma história do movimento das Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências - Unesp, Bauru.2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/211bb7cb-9011-43fa-b849-566dea745aed. Acesso em: 06 dez 2023.
MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. Escolas técnicas agrícolas e Educação Matemática: história, práticas e marginalidade. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - Unesp, Rio Claro. 2007. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/ghoem/trabalhos/5_3_Dissertacao_Martins-Salandim-red.pdf. Acesso em: 06 dez 2023.
MORAIS, Marcelo Bezerra de. Peças de uma história: formação de professores de matemática na Região de Mossoró (RN). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/b769ea57-38d5-49ec-ac8f-788180a73d46. Acesso em: 06 dez 2023.
OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. Interiorização do ensino de graduação que teve como sub-projeto a Integração do ensino de 1°, 2°e 3°graus. UFMS. 1990.
SILVA, Ricardo Souza da. Mato Grosso do Sul: labirintos da memória. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/324/1/RicardoSouzadaSilva.pdf. Acesso em: 09 jan 2024.
Derechos de autor 2024 Perspectivas da Educação Matemática
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.