Entre pretextos e contextos: uma breve história da OBMEP

Resumen

Este artigo relata a trajetória da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a partir de sua origem e de seus objetivos, bem como discute as intencionalidades governamentais vigentes apresentadas em seus regulamentos, nos discursos dos organizadores, em seu projeto piloto, além dos programas e portais. Analisa os impactos produzidos pela OBMEP como política pública educacional e instrumento de inclusão social. Assim, os resultados evidenciaram que a OBMEP se mostra como um viés seletivo em busca de jovens talentosos em Matemática e, portanto, excludente, embora proclamada como um instrumento de inclusão social.

 

Biografía del autor/a

Andressa Felisberto de Oliveira, UFES

Mestra em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, Brasil. Professora de Matemática da Rede Estadual –Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo –SEDU.

Email: andressafelisberto1201@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3807-2640

Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Área de Concentração: História da Educação Matemática) pela UNICAMP.  Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Email: siqueira.moyses@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6275-4850

Citas

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Publicado
2024-06-28
Cómo citar
FELISBERTO DE OLIVEIRA, A.; GONÇALVES SIQUEIRA FILHO, M. Entre pretextos e contextos: uma breve história da OBMEP. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, 28 jun. 2024.