O que mostram as pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Matemática na Educação Infantil?

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar o que mostram as pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Matemática na Educação Infantil. Metodologicamente, a abordagem foi qualitativa tendo foco o mapeamento de dissertações, em duas bases de dados, no período de 2018 a 2022. Foram selecionadas 24 pesquisas, as quais foram organizadas em um mapa teórico. Na análise, houve a distribuição das pesquisas por regiões e ano, o destaque aos principais aportes teóricos e a distribuição dos trabalhos por eixos, os quais foram: conhecimentos matemáticos, recursos pedagógicos, contribuições para a docência e conhecimento interdisciplinar. Os principais resultados salientam o ano de 2020 e a região Sudeste com a maior quantidade de pesquisas; Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón e Sérgio Lorenzato, os principais autores utilizados. Ademais, foi evidenciada a necessidade de formação continuada aos professores que ensinam Matemática na Educação Infantil.

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Publicado
2025-08-18
Cómo citar
CORRÊA, A. L.; SILVA DE ANTIQUEIRA, L. O que mostram as pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Matemática na Educação Infantil?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 1-25, 18 ago. 2025.