¿Qué matemáticas suceden en un Estudio de Matemáticas? Cartografías afectivas en talleres con niños.
Resumen
Neste artigo, traçamos cartografias afetivas em oficinas realizadas com crianças que participam de um Núcleo de Apoio ao Escolar (NAE), um espaço multidisciplinar voltado a estudantes com dificuldade na escola, e de um projeto de extensão, intitulado XXXX. As atividades desenvolvidas entre os anos de 2022 e 2024 aconteceram na forma de oficinas, em uma espécie de plano de composições com a matemática, em meio a um processo cartográfico e formativo. As oficinas foram criadas e executadas por estudantes do curso de graduação em Licenciatura em Matemática, da Universidade XXXX. O processo envolvido nesse trabalho forma um conjunto de saberes, experiências e sensibilidades que, ao pensar como a matemática acontece nesse espaço e sob essas condições, coloca-se em modo de investigação. Neste artigo, pretendemos expor algumas das oficinas realizadas, esboçando sentidos e afetos fomentados e experimentados por estudantes de graduação, crianças de escolas, pesquisadoras e coordenadoras.
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