Aprendizagens de professoras ao escreverem histórias infantis para ensinar matemática

  • Raquel Duarte de Souza Professora Efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos UFSCar

Resumen

O artigo traz um recorte da pesquisa que buscou investigar as aprendizagens da docência relacionadas ao conteúdo matemático e ao ensino desse conteúdo durante um processo formativo voltado para a construção de histórias infantis para ensinar matemática. Parte do corpus de dados da pesquisa foi construída durante o curso de formação que integrou o Programa de Formação Continuada - Teia do Saber, oferecido aos professores das séries iniciais rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Foram feitos registros em áudio e vídeo dos encontros e também anotações no diário de campo. As atividades desenvolvidas pelas professoras durante o curso também foram disponibilizadas (o livro de histórias infantis, os textos de auto-avaliações, as atividades planejadas e desenvolvidas nas escolas). Outros dados foram coletados em entrevistas semi-estruturadas, realizadas após o término do curso. Trazemos elementos que revelam aprendizagens matemáticas e indícios de desenvolvimento profissional de três professoras-autoras que participaram do processo formativo. A integração entre a matemática e a língua materna contemplada nas estratégias de ensino utilizadas pelas professoras em suas aulas juntamente com a elaboração de livros infantis contribuíram significativamente para que elas construíssem e reconstruíssem conhecimentos relacionados à matemática e seu ensino.

Biografía del autor/a

Raquel Duarte de Souza, Professora Efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Mestre em Educação pela UFSCar.
Cármen Lúcia Brancaglion Passos, UFSCar

Professora Associada da UFSCar. Doutora em Educação (Educação Matemática) pela Unicamp.

Citas

ARAÚJO, A. M. A passagem da 4ª para a 5ª série: o que pensam os professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de matemática. Curitiba, 2003. (Mestrado em Educação). Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R. & MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.) Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996.

CARRASCO, L. H. M. Leitura e escrita na Matemática. In: NEVES, Iara Conceição et al. Ler e escrever compromisso de todas as áreas. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 5.ed, 2003. p.192-204.

DÍAZ, P. M. Aprendizaje y desarrollo profesional de los profesores. In: MARCELO, C. (ed.). La función docente. Espanha: Ed. Síntesis, 2001, p. 85-102.

DONATONI, A. R. A formação do professor de 1ª a 4ª série. In: UTSUMI, M.C. (Org.). Entrelaçando saberes: contribuições para a formação de professores e as práticas escolares. 1 ed. Florianópolis: Editoria Insular, 2002, v. 1, p. 93-110.

EVES, H. Tópicos da História da Matemática para uso em sala de aula: geometria. São Paulo, Atual,1992, p. 1-4.

GERDES, P. Sobre o despertar do pensamento geométrico e educação. In: Etnomatemática: cultura, matemática e educação. Moçambique; Instituto Superior Pedagógico, 1991, p. 13-16.

GÓMEZ-GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. In:TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Org.). São Paulo: Ática, 1997. p. 257-282.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez. 6ª ed., 2006.

MACHADO, N. Matemática e Língua materna: Análise de uma impregnação mútua. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

MIZUKAMI, M. da G. N. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, Aline M. M. R. e MIZUKAMI, Maria G. N. (orgs.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996, p. 59-91.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação. Universidade Federal de Santa Maria, v. 29, n.02, 2004. Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista/revce/2004/02/a3.htm. Acesso em: 20/12/2005.

MOURA, A. R. L. Conhecimento Matemático de Professores Polivalentes. Revista de educação PUCCampinas,Campinas, v. 1, n. 18, p. 17-24, 2005.

NACARATO, A. M. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: Currículo em ação de umgrupo de professoras ao aprender ensinando Geometria. 2000. 330f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, R. M. M. A. A criação de histórias infantis nas aulas de Matemática e na formação de professores. In Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife: SBEM. 2004a, p.1-10. (CD-ROM).

SBEM. Matemática nas séries iniciais: histórias infantis na formação de professores. In Anais XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Curitiba: ENDIPE, 2004b, p.1-10. (CDROM).

SBEM. Investigando a construção e a aplicação de narrativas para o ensino de matemática na formação de professores. In: Anais 28ª Reunião Anual da ANPEd, 2005, Caxambu, MG, 2005.

SBEM. Elaborando Histórias Infantis com Conteúdo Matemático: Uma Contribuição para a Formação de Professores. In: MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (Orgs.). (Org.). Matemática e Produção de Conhecimento: múltiplos olhares. São Paulo: Musa, 2007, v. 3, p. 119-135. 2007.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké, v. 1, n. 1, p. 7–17, março 1993.

PONTE, J. P., Boavida, A., Graça, M., & Abrantes, P. Didáctica da matemática. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação. 1997.

SERRAZINA, L. (Org.) A formação para o ensino de matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Porto: Porto Editora, 2002.

SHULMAN, L.S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Reseacher, n. 15(2), p.4–14, 1986.

SHULMAN, L.S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Reviews, v. 57, n.1, p. 1–22, 1987.

SILVA, S. F. N. Geometria nas séries iniciais: por que não?: A escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da Capacidade de decidir dos docentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2006.

SILVER, E. A. Formação de professores de matemática: desafios e percepções. Bolema, ano 19, n. 26, 2006. p. 125-152.

SMOLE, K. C. S. e DINIZ, M. I. (org). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2001.

SOUZA, Raquel Duarte. Era uma vez... Aprendizagens de Professoras Escrevendo Histórias Infantis para Ensinar Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2008. 244p.

Cómo citar
SOUZA, R. D. DE; PASSOS, C. L. B. Aprendizagens de professoras ao escreverem histórias infantis para ensinar matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)