Busca da autonomia dos discentes da escola pública: a matemática e os projetos interdisciplinares

  • Claudinei de Camargo Santana UESB
  • Afira Vianna Ripper UNICAMP
  • Irani Parolin Santana

Resumen

O presente artigo é uma reflexão sobre ações inovadoras desenvolvidas como forma de aplicação dos princípios do Projeto Ciência na Escola, criado na década de 1990 na Universidade Estadual de Campinas, cujo foco principal foi questionar sobre a possibilidade da utilização da metodologia científica no ensino da escola pública. Tal atividade pedagógica foi caracterizada como uma pesquisa-ação, realizada colaborativamente por discentes e docentes, utilizando os procedimentos da Metodologia da Pesquisa Científica. A análise qualitativa aqui empreendida foi baseada em um recorte do material produzido em uma das escolas pertencentes ao projeto na cidade de Campinas/SP. Nesta análise, aprofundou-se a discussão do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, das mudanças de postura e do fortalecimento da autonomia dos participantes. Os resultados demonstram a possibilidade de se constituir um grupo de professores pesquisadores e discentes também pesquisadores na escola pública, propiciando a produção de conhecimentos diversos por parte destes e de conhecimentos teórico-pedagógicos por parte dos primeiros.

Biografía del autor/a

Claudinei de Camargo Santana, UESB

Professor Doutor da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. claudinei@ccsantana.com

Afira Vianna Ripper, UNICAMP

Professora Doutora, Coordenadora do LEIA/FAE/UNICAMP, Coordenadora do Projeto Ciência na Escola. Departamento de Psicologia Educacional

Irani Parolin Santana

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências.

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Cómo citar
DE CAMARGO SANTANA, C.; VIANNA RIPPER, A.; PAROLIN SANTANA, I. Busca da autonomia dos discentes da escola pública: a matemática e os projetos interdisciplinares. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)