Sociedade Brasileira de Educação Matemática- MS no plural: dos perigos de uma única história

  • Nathalia Teixeira Larrea UFMS
  • Luzia Aparecida Souza UFMS

Resumen

Este artigo apresenta três movimentos de análise narrativa de narrativas (escritas e orais) sobre a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Mato Grosso do Sul (SBEM-MS). Nesse sentido, se põe como parte de uma investigação de Mestrado finalizada e, mais amplamente, como um discurso em favor da importância da multiplicidade de histórias e da problematização de histórias únicas dentro ou fora da Educação Matemática. As três histórias apresentadas constituem uma SBEM-MS ativa e organizada que evidencia as diversas ações e parcerias da Sociedade ao longo de todos esses anos; uma SBEM-MS estruturada a partir do seu valor e de práticas simbólicas evidenciando uma Sociedade sustentada pela força contida em seu nome, mas que, efetivamente, não promovia diversas e contínuas ações e uma SBEM-MS possível que tenta mostrar pontos de avanços, parada e, muitas vezes, retrocessos devido a questões políticas ou burocráticas envolvendo a Sociedade.

Citas

ADICHIE. C. N. O perigo de uma única história. Disponível em: http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story#t-44727. Acesso em: 30 de jan. 2016.

CURY, F. G.; SOUZA, L. A. de ; SILVA, H. da. Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 28, p. 910-925, 2014.

FERNANDES, F. S. Biografia do Orvalho: considerações sobre narrativa, vida e pesquisa em Educação Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 28, p.896-909, ago. 2014.

GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, Bauru (SP), v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

LARREA, N. T. Sociedade Brasileira de Educação Matemática do estado de Mato Grosso do Sul: três caricaturas e muitas histórias. 2016 (Dissertação de Mestrado). Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

VEIGA-NETO, A. Olhares. In. COSTA, M. V. (Org). Caminhos Investigativos I. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p.23-38.

Publicado
2016-12-27
Cómo citar
LARREA, N. T.; SOUZA, L. A. Sociedade Brasileira de Educação Matemática- MS no plural: dos perigos de uma única história. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dic. 2016.
Sección
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade