Entre Fragmentos, Cortes e Fronteiras: problematizando o campo Educação Matemática

  • Filipe Santos Fernandes UFMG
  • Luzia Aparecida Souza UFMS
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP

Resumo

Neste texto apresentamos um editorial acerca da edição temática A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade. A mobilização em torno dessa edição se deu por conta de uma preocupação comum em discutir distintos exercícios constituintes de uma Educação Matemática múltipla. Um tema articulador dos diferentes movimentos investigativos retratados nessa edição é a problematização, delineada, ainda que inicialmente, nesse editorial.

Referências

FOUCAULT, M. “Polêmica, política e problematizações”.In: _____. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p.225-233.

VEIGA-NETO, A.; LARROSA, J. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, M. V. (Org) Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em Educação. 3a edição. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p.129-157.

Como Citar
FERNANDES, F. S.; SOUZA, L. A.; GARNICA, A. V. M. Entre Fragmentos, Cortes e Fronteiras: problematizando o campo Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 11.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade