Desafios da formação docente na Licenciatura em Matemática

  • Maria Laura Magalhães Gomes Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Formação de Professores no Brasil. Licenciatura em Matemática. Formação Matemática de Professores de Matemática.

Resumo

Buscando focalizar alguns desafios da formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, este artigo se organiza em quatro partes. A primeira é uma abordagem panorâmica da questão referente às políticas de formação de professores para a Educação Básica. A segunda parte trata de problemas da formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática, relacionados ao modelo de formação originalmente estabelecido para eles no Brasil. Na terceira parte, discute-se a formação matemática adequada ao futuro professor da Educação Básica. Por fim, tecem-se considerações acerca dos limites e possibilidades de uma mudança nas licenciaturas em direção ao aperfeiçoamento dessa formação.

Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Como Citar
GOMES, M. L. M. Desafios da formação docente na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)