A matemática no ensino presencial com mediação tecnológica: perspectivas de professores de uma comunidade rural do interior do Amazonas

  • Maria de Nazaré Leal Nogueira Universidade Federal do Amazonas
  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Pesquisas sobre o ensino e sobre o conhecimento prévio dos alunos têm se tornado cada vez mais necessárias para aprofundar a compreensão das causas de dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática. Há poucos estudos que detalham como ocorre o processo ensino no interior do Amazonas, nas escolas ribeirinhas. Visando compreender como a Matemática é desenvolvida na modalidade de ensino presencial com mediação tecnológica, conduziu-se uma pesquisa em uma escola no município de Itacoatiara-AM. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas, análise de documentos e observação com anotações em diário de campo. A comunicação e a análise dos resultados é feita em uma abordagem metodológica de estudo de caso. Os dados apontam que existem particularidades do sistema, da comunidade, da formação docente que acabam por interferir no processo de ensino e aprendizado e precisam ser mais bem compreendidas.

Citas

ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Educação e Contemporaneidade – Revista da FAEEBA, Salvador, v. 22, n. 40, p.95-103, jul./dez. 2013.

BRANDÃO, C. O que é educação. São Paulo: Brasiliense. 2002. 117 p.

BRASIL. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

______. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 de fevereiro de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 15 ago. 2015.

CASTRO, E. Território, biodiversidade e saberes de populações tradicionais. Belém, Papers do NAEA, n. 92, p. 1-16, maio, 1998.

CHAGAS, E. Educação matemática na sala de aula: problemáticas e possíveis soluções. Millenium, Viseu-PT, n.29 p. 240-248, jun. 2004.

D’AMBROSIO, B.; LOPES, C. Práticas pedagógicas insubordinadas criativamente. In: D’AMBROSIO, Beatriz; LOPES, Celi (Org.) Ousadias criativas nas práticas de educadores matemáticos. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 13-20.

D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 149 p.

______. P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987. 106 p.

GARCIA, V. Formação de professores de matemática e mudanças curriculares na escola. In: BÚRIGO, Elisabete et al. (Org.). A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. p. 11-23.

GHEDIN, E. Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. 448 p.

GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p.

GROENWALD, C.; NUNES, G. Currículo de matemática no ensino básico: a importância do desenvolvimento dos pensamentos de alto nível. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, México, v. 10, n. 1, p. 97-116, março, 2007.

LAKATOS, E.; MARCONI, M. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 312 p.

LUCKESI, C. A avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições- 14º edição, São Paulo, Cortez, 2002.

MAIA, H. Competência docente no ensino a distantes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 17, 2011. Manaus. Anais... Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/282.pdf>. Acesso em: 03 out. 2016.

MANECHINE, S.; CALDEIRA, A. A formação de conceitos no ensino de matemática e física: Análise semiótica sobre a compreensão de conceitos matemáticos na representação de espaços e significação de fenômenos naturais. In: CALDEIRA, Ana (Org.). Ensino de ciências e matemática, II: temas sobre a formação de conceitos. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 144- 166. Disponível em: http://books.scielo.org/id/htnbt/pdf/caldeira-9788579830419-09.pdf. Acesso em: 29 set. 2016.

MELO NETO, J. A.; MELLO, L. F.; XIMENES, M. L. Processos comunicacionais na educação com mediação tecnológica no estado do Amazonas. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/167.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2016.

MENDONÇA, M. et al. Etnobotânica e saber tradicional. In: FRAXE, Therezinha, PEREIRA; Henrique; WITKOSKI, Antônio (Orgs.) Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007, v. 2, p. 91-105.

PINHEIRO, N.; VITALLE, M. Quando o ensino-aprendizagem de matemática se torna um desafio. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 65-71, jul./set. 2012.

RENDEIRO, M. Divulgação científica no favorecimento do aprendizado de Matemática no ensino médio, no projeto presencial e mediado por tecnologia da SEDUC/AM. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2014.

SOUZA, L. Das águas do rio Amazonas às águas da laguna de Veneza: história e memória de enchentes. Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, n. 5, p. 181-202. 2014. Disponível em:<http://www.fronteirasdotempo.net.br/atual/> Acesso em: 23 set. 2015.

TOLEDO, L.; SHIAISHI, G. Estudo de caso em pesquisas exploratórias qualitativas: um ensaio para a proposta de protocolo do estudo de caso. Revista da FAE, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 103-119, jan./jun. 2016.

VARRIALE, M. C.; TREVISAN, V. Novos conteúdos e novas abordagens. In: BÚRIGO, Elisabete et al. (Org.) A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. p. 25-30.

VELHO, E.; LARA, I. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 03-30, nov. 2011.

VENTURA, M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista Socerj, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205p.

ZANOTTO, S. Educação e divulgação científica. Academia Brasileira de Ciências. Disponível em: < https://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-1616.pdf>. Acesso em: 07 out. 2016.

Publicado
2019-10-30
Cómo citar
NOGUEIRA, M. DE N. L.; SOUZA, L. DE O. A matemática no ensino presencial com mediação tecnológica: perspectivas de professores de uma comunidade rural do interior do Amazonas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 427-447, 30 oct. 2019.