Análise de Erros na Produção dos Alunos na Prova da 12ª edição da OBMEP: o Caso das Escolas do Oeste do Pará - Brasil

  • Rodrigo Medeiros dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
  • Mario Tanaka Filho Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
  • Michael Machado de Moraes Instituto Federal do Amapá-IFAP

Resumen

O objetivo desta investigação foi analisar erros cometidos na prova da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP por alunos das escolas públicas da região Oeste do Pará que estavam cursando o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, na perspectiva da metodologia de análise de erros. Para tanto, foi tomada uma amostra de 620 provas de um universo de 1477. O assunto avaliado foi Aritmética (números e operações), abordado na questão 4 da referida prova. A partir da análise das soluções, os erros foram classificados de acordo com o seu tipo (erros devido à má interpretação, deficiência nos conceitos básicos, desconhecimento de múltiplos e sequências numéricas e aplicação de conhecimento equivocado) e alguns exemplos foram examinados e discutidos. Os principais resultados apontam fragilidades no aprendizado dos conteúdos de múltiplos, divisores e operações básicas, assim como estratégias de resolução mal utilizadas, além de dificuldades apresentadas pelos alunos na interpretação do comando da questão.

Biografía del autor/a

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
Professor Adjunto do Programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Atuante na área da Educação Estatística
Mario Tanaka Filho, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
Professor Adjunto do Programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Atuante na área da Educação Matemática e da Matemática Pura
Michael Machado de Moraes, Instituto Federal do Amapá-IFAP

Professor do Instituto Federal do Amapá-IFAP. Atuante na área da Educação Matemática

Citas

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Publicado
2020-05-20
Cómo citar
SANTOS, R. M. DOS; FILHO, M. T.; MORAES, M. M. DE. Análise de Erros na Produção dos Alunos na Prova da 12ª edição da OBMEP: o Caso das Escolas do Oeste do Pará - Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1- 16, 20 may 2020.