A Produção em Investigação Matemática no XII Encontro Nacional de Educação Matemática

  • Paulo Wichnoski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Kassya Luanna dos Santos Foppa Faculdade de Ampére - FAMPER.

Resumen

Nesse texto[1] apresentamos um mapeamento da produção em Investigação Matemática no âmbito do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. Da abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, realizamos um estudo do tipo estado da arte em busca do que revelam os objetivos, as concepções e os resultados explicitados nas comunicações científicas que abordaram a Investigação Matemática e que compuseram os anais do evento. Afirmamos que os objetivos se centraram em torno de aspectos pedagógicos da Investigação Matemática. As concepções intuem para a Investigação Matemática como método de desenvolver habilidades, como metodologia de ensino e aprendizagem da matemática e como metodologia de formação de professores. Os resultados apontam avanços no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao utilizar a Investigação Matemática em sala de aula.


[1] A primeira versão deste texto foi publicada nos anais do VI Simpósio Nacional de Educação, 2018. Essa é uma versão revisada e ampliada.

Biografía del autor/a

Paulo Wichnoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Licenciado em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Ensino, linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 
Kassya Luanna dos Santos Foppa, Faculdade de Ampére - FAMPER.
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ampére - FAMPER.

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Publicado
2020-05-12
Cómo citar
WICHNOSKI, P.; DOS SANTOS FOPPA, K. L. A Produção em Investigação Matemática no XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1- 22, 12 may 2020.