Análise de Dificuldades em Cálculo: uma discussão em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

  • Thaisa Jacintho Müller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano
  • José Valdeni de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Neste artigo, são apresentados resultados parciais de uma investigação realizada com o objetivo de analisar dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos de Cálculo Diferencial e testar possibilidades de superá-las por meio de recursos tecnológicos. A investigação foi realizada com base em ideias de Ausubel e de Tall, sobre subsunçores, imagem de conceito, definição de conceito, já-encontrados e a-encontrar. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um teste sobre derivada de função e, a partir das respostas, os erros foram classificados, os resultados foram apresentados em quadros e por meio de texto descritivo. A partir da análise, foi possível detectar que as maiores dificuldades dos estudantes estão relacionadas à propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e, para discutir essas dificuldades, foi proposto um fórum no ambiente MOODLE. Os dados, tanto da análise dos erros como das discussões no fórum, mostraram que a propriedade distributiva é um já-encontrado que pode, muitas vezes, influenciar negativamente aprendizagens posteriores.

Biografía del autor/a

Thaisa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Matemática
Helena Noronha Cury, Centro Universitário Franciscano
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
José Valdeni de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Citas

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Publicado
2015-12-16
Cómo citar
MÜLLER, T. J.; CURY, H. N.; DE LIMA, J. V. Análise de Dificuldades em Cálculo: uma discussão em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, 16 dic. 2015.