Retratos do Cotidiano de Aula de Matemática na EJA

  • Simone Bueno PUC/SP
  • Célia Maria Carolino Pires UFMS

Resumen

Nosso estudo tem por objetivo investigar o Currículo de Matemática moldado e praticado por uma professora de Matemática que atua na Educação de Jovens e Adultos. Apoiados nos trabalhos de Bishop (1999, 2002) acerca do Currículo de Matemática em uma perspectiva cultural, Pires (2000) a respeito da organização curricular e Skovsmose (2010) com estudos referentes a critérios de escolha dos contextos em um ambiente de aprendizagem em Matemática. O trabalho caracteriza-se por pesquisa qualitativa e estudo de caso. Mediante as observações das aulas da professora, concluímos que no decorrer da atividade proposta pela professora podemos encontrar situações que favorecem a enculturação matemática. Com relação as opções metodológicas, em alguns momentos estas faziam referência à Matemática pura, e em outros momentos oportunizavam o paradigma da investigação, pois os alunos assumiram o processo de exploração. Concluímos que a professora ao estimular a articulação entre os diversos temas favorece a articulação em rede.

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Publicado
2014-12-20
Cómo citar
BUENO, S.; PIRES, C. M. C. Retratos do Cotidiano de Aula de Matemática na EJA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 14, 20 dic. 2014.