Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método

  • Lucélida de Fátima Maia da Costa Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Elizabeth Gomes de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM, Universidade Federal do Pará-UFPA.
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM - Universidade Federal do Pará-UFPA.

Resumen

Neste artigo discutem-se aspectos referentes à composição de um método de pesquisa qualitativa embasada na perspectiva da complexidade, de Edgar Morin. Inicialmente realiza-se uma reflexão teórica do termo “complexidade” e seus desdobramentos, no que tange às escolhas epistemológicas do pesquisador no decorrer da implementação de seu plano de pesquisa. Em particular, apresenta-se a construção de um caminho metodológico de pesquisa, denominado de Momentos de Escuta e Diálogos (MED), construídos em uma pesquisa em nível doutoral com os professores que ensinam matemática em escolas ribeirinhas. As reflexões realizadas a respeito da elaboração dos MED apontaram que o desenvolvimento de pesquisas qualitativas na perspectiva da complexidade permite ao pesquisador adotar uma racionalidade aberta, para apresentar a sua compreensão da temática em estudo no campo da Educação Matemática. 

Biografía del autor/a

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas-UEA
Mestre em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia, Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas.
Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM - Universidade Federal do Pará-UFPA.
Doutora em Educação pela UFRN. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica-GEMAZ

Citas

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Publicado
2015-12-18
Cómo citar
COSTA, L. DE F. M. DA; SOUZA, E. G. DE; LUCENA, I. C. R. DE. Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dic. 2015.