Desenvolvimento dos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo no Ensino dos Números Negativos: Uma Análise Crítica de Livros Didáticos

  • Renata Arruda Barros Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ
  • Taíssa da Silva Lima Boaventura Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ

Abstract

Nesse estudo, propomos uma análise crítica reflexiva em livros de matemática do sétimo ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático com a finalidade de investigar, à luz das teorias de campos conceituais de Gerard Vergnaud e obstáculos epistemológicos, como os conteúdos de números inteiros são abordados. A análise faz-se necessária diante das dificuldades encontradas no ensino aprendizagem de números inteiros na segunda fase do ensino fundamental.  As teorias estudadas são de grande relevância, pois mostram como se dá o aprendizado matemático e quais as dificuldades para o pleno entendimento dessa matéria. Elaboramos uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias e, por fim, a análise reflexiva dos livros.

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Published
2019-12-11
How to Cite
ARRUDA BARROS, R.; DA SILVA LIMA BOAVENTURA, T. Desenvolvimento dos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo no Ensino dos Números Negativos: Uma Análise Crítica de Livros Didáticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 113-131, 11 Dec. 2019.
Section
Situações de ensino e aprendizagem de matemática