Histórias de Vida e Formação de Professores que Ensinam Matemática: aspectos da formação em nível de Magistério no interior de São Paulo

  • Marinéia dos Santos Silva Marinéia dos Santos Silva UNESP, campus de Rio Claro
  • Heloisa da Silva Heloisa da Silva UNESP, campus de Rio Claro

Abstract

O texto versa sobre aspectos das histórias de vida de professores que concluíram Cursos Normais e/ou as Habilitações Específicas para o Magistério (HEM), mais especificamente na região de São José do Rio Preto/SP. As discussões são resultantes de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi constituir uma narrativa histórica sobre a formação de professores em nível secundário. A metodologia de pesquisa utilizada foi a História Oral, que permitiu tecer compreensões sobre aspectos da formação familiar, infância, formação em nível médio desses professores, bem como suas práticas docentes. Além disso, as narrativas reiteraram que as HEM descaracterizaram a proposta do Curso Normal, em função de sua nova estrutura associada ao 2° grau. No que tange às disciplinas relativas à Didática do Ensino de Matemática, evidencia-se que esta formação também perdeu o caráter de discussão sobre materiais, métodos e práticas de ensino em estágios supervisionados ao longo dos anos do curso.

References

CAVALCANTE, M. J. CEFAM: uma alternativa pedagógica para a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994.
GARNICA, A. V. M. Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram matemática no Brasil. HISTEMAT, ANO 4, N. 3, p. 68-92, 2018.
GARNICA, A. V. M. Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores de Matemática no Brasil. 1. ed. Curitiba (PR): Appris, 2014. 331p.
GARNICA, A. V. M. Analisando imagens: um ensaio sobre a criação de fontes narrativas para compreender os Grupos Escolares. BOLEMA, Rio Claro, SP. V. 23, n.35, p. 75-100, 2010.
GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1992.
HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: leituras, São Paulo: Cengage Learning, 2011.
MARTINS-SALANDIM, M. E. A Interiorização dos Cursos de Matemática no Estado de São Paulo: Um exame da década de 1960. Rio Claro, 2012. 374f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2012.
MORAIS, M. B. Peças de uma história: formação de professores de Matemática na região de Mossoró (RN). Dissertação de Mestrado em Educação Matemática - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, 2012.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 11ª ed., São Paulo: Cortez, 2012.
PORTELLI, A. História oral como arte da escuta/ [tradução Ricardo Santhiago] –São Paulo: Letra e Voz, 2016.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Tradução: Maria Therezinha Janine Ribeiro. Revisão Técnica: Dea Ribeiro Fenelon. Projeto História, São Paulo, (14), fev., 1997.
ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SILVA, M. S. Sobre a Formação de Professores das Séries Iniciais na região de São José do Rio Preto/SP na ocasião dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAM). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2015.
SOUZA, D. B. F. Desenvolvimento profissional docente no contexto do CEFAM: reflexos de trajetórias formativas e inserção profissional de alunas egressas (1992-2005). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2014.
SOUZA, L. A. Um Grupo Escolar, um olhar sobre a formação de professores. In: GARNICA, A. V. M. (Org.) Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n.14, 2000.
Published
2019-12-21
How to Cite
MARINÉIA DOS SANTOS SILVA, M. DOS S. S.; HELOISA DA SILVA, H. DA S. Histórias de Vida e Formação de Professores que Ensinam Matemática: aspectos da formação em nível de Magistério no interior de São Paulo . Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 352-369, 21 Dec. 2019.
Section
História Oral e Educação Matemática