História do Ensino de Geometria e Formação de Professores: Algumas Reflexões

Palavras-chave: Geometria escolar, Anos iniciais, Formação remota

Resumo

O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop “Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente”, desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemática.

Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, UNIFESP

Doutora em Educação (Currículo). Professora Associada da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. E-mail: celia.leme@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6029-0490.

Referências

ALBUQUERQUE, Antonio Francisco de Paula e Hollanda Cavalcanti. Princípios do Desenho Linear compreendendo os de Geometria Prática pelo método do ensino mútuo. Extraídos de L. B. Francoeur. Rio de Janeiro: Na Imperial Typographia de P. Plancher-Seignot, 1829. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159257. Acesso em 07 de abril de 2021.

BARBIER, Jean-Marie. Savoirs théoriques et savoirs d’action. Presses Universitaires de France, 1996.

BORER, Valérie Lussi. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p.173–199.

CALKINS, Norman Allison. Primeiras lições de coisas. Obras completas de Rui Barbosa, Vol. XIII, tomo I. Rio de janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1950. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169134. Acesso em.07 de abril de 2021.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Tradução: Maria de Lourdes Menezes, 2. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2002.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, RS, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

DASSIE, Bruno Alves; COSTA, David Antonio da (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

DASSIE; Bruno Alves; BÚRIGO, Elisabete Zardo; GOMES, Maria Laura Magalhães. A história da Educação Matemática nos cursos de formação de professores. In: LEME DA SILVA, Maria Celia; PINTO, Thiago Pedro (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 125-172.

FREIRE, Olavo. Primeiras Noções de Geometria Prática. Rio de Janeiro: Francisco Alves & Cia, s/d. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169987. Acesso em 07 de abril de 2021.

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). 2018. 184p. Tese (Doutorado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out./dez. 2010.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LEME DA SILVA, Maria Celia. Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

LEME DA SILVA, Maria Celia; PINTO, Thiago Pedro (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

MATOS, José Manuel. Prefácio: História da Educação Matemática e Educação Matemática. In: LEME DA SILVA, Maria Celia; PINTO, Thiago Pedro (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 19-51.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, jan./fev./mar./abr. 2005.

NACARATO, Adair Mendes; SOUZA, Luzia Aparecida; LEME DA SILVA, Maria Celia. A formação de professores que ensinam matemática - História e perspectivas atuais. In: LEME DA SILVA, Maria Celia; PINTO, Thiago Pedro (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 91-124.

SANTOS, João Ricardo Viola; LINS, Romulo Campos. Uma discussão a respeito da(s) Matemática(s) na Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 351-372, 2016.

SILVA, Heitor Lyra. Geometria (Observação e Experiência). Rio de Janeiro: Livraria Editora Leite Ribeiro, 1923. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/163569. Acesso em 07 de abril de 2021.

WENTWORTH, George Albert; HILL, G. A. First steps in Geometry. Boston, USA. Ginn & Company Publishers, 1901. Disponível em: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=uc1.$b527971&view=1up&seq=1. Acesso em 07 de abril de 2021.

Publicado
2021-04-05
Como Citar
SILVA, M. C. L. DA. História do Ensino de Geometria e Formação de Professores: Algumas Reflexões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-17, 5 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática