Pedagogia Freiriana e Educação Matemática: Diálogo, Tolerância e Inclusão

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão. Encontro entre diferenças. Diálogo e Tolerância

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão que visa relacionar conceitos chave da Pedagogia Freiriana a uma perspectiva de inclusão nas aulas de matemática, a qual reconhece a diferença entre todos os estudantes. Em um contexto permeado por tensões, a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem torna-se mais evidente ao se tentar promover uma educação democrática. Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão das práticas baseadas no conceito de equidade, este artigo discute aspectos relativos à inclusão, tolerância e diálogo. Defende-se que práticas de ensino e aprendizagem baseadas no diálogo podem contribuir para o combate às práticas opressoras, favorecendo a tolerância, cooperação e construção da equidade, elementos essenciais para a inclusão de qualquer aluno nas aulas de matemática.

Biografia do Autor

Amanda Queiroz Moura, University of Klagenfurt

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Pesquisadora Sênior na Universidade de Klagenfurt, Áustria. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão - Épura. E-mail: amandaqm@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9472-3773.

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Publicado
2021-07-12
Como Citar
MOURA, A. Q. Pedagogia Freiriana e Educação Matemática: Diálogo, Tolerância e Inclusão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-16, 12 jul. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)