Um Exame de Prescrições sobre Saberes Elementares Aritméticos para o Ensino Primário Sergipano (1890-1944)
Resumo
Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que examinou documentos como Regulamentos da Instrução Pública, Programas de Ensino, Mensagens de Presidentes e Relatórios de Grupos Escolares e da Instrução Pública, em busca de vestígios sobre saberes elementares aritméticos prescritos para o ensino primário em Sergipe, no período de 1890 a 1944. Como fundamentação foram utilizados estudos como os de Calkins (1886/1950), Souza (2006); Pardim e Souza (2012) e Valente (2015) para um entendimento sobre método e saberes elementares aritméticos. Diante do exame, foi possível constatar que ocorreram mudanças em relação aos saberes e aos métodos prescritos; tecer um entendimento para saberes elementares aritméticos e verificar indícios da presença de métodos, por exemplo, associados ao movimento da Escola Ativa ou Escola Nova, com destaque para os “centros de interesse”. Apesar da maioria dos saberes terem permanecidos inalterados, identificamos mudanças no caso do saber “Medidas”.Referências
CALKINS, N. A.. Primeiras Lições de Coisas. Rio de janeiro: À Noite, Ministério da Educação e Saúde, [Volume XIII, tomo I das Obras completas de Rui Barbosa). 1886/1950, 575p.
VALENTE, W. R. [Org.]. Elementar – Cadernos de Trabalho. Vol.3. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, 50p.
LEME DA SILVA, M. C. Caminhos da Pesquisa, caminhos pelos saberes elementares geométricos: a busca da historicidade da prática nos estudos da educação matemática no Brasil. In: VALENTE, W. R. [Org.]. Prática –Cadernos de Trabalho. Vol.3. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, p.15-53.
PARDIM, C. S. ; SOUZA. L. A. de. In: IV Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O Movimento da Escola Nova no Brasil da Década de 1930. Mato Grosso do Sul, 2012, 12p. Disponível em: http://www.uems.br/eventos/semana2012/arquivos/49_2012-09-28_15-35-43.pdf, Acesso em: 07 jan. 2016.