REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES INERENTES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavras-chave: Saberes Docentes, Ensino de Matemática, Profissão Docente, Formação do Professor

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões inerentes aos saberes docentes de professores de Matemática com base em importantes autores que discorrem sobre a temática, tais como Roldão (2007), Tardif (2002), Gauthier (2006), Shulman (1986) e outros como Carrillo (2013), Ball, Thames e Phelps (2008), com ênfase em quais são os saberes docentes dos professores de Matemática são necessários para a formação e desempenho da docência de maneira competente ao longo da carreia. O estudo realizado apresenta diversas classificações dos saberes docentes de acordo com cada autor apresentado e mostra que, os saberes docentes relacionam-se entre si e são construídos e reconstruídos durante a formação e carreira profissional docente, mediante ação e reflexão da prática educativa, sendo saberes essenciais para a atuação e formação docente.

Biografia do Autor

Alex Ribeiro Batista, Unesp, Presidente Prudente

Alex Ribeiro Batista, Prefeitura Municipal de Álvares Machado/SP

Licenciado em Matemática, Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Presidente Prudente. Atualmente é Professor Coordenador no município de Álvares Machado/SP. Participa do Grupo de Pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" (GPEA), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UNESP.

Érika Aparecida Navarro Rodrigues , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Érika Aparecida Navarro Rodrigues – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP de Presidente Prudente. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). 

Lucas Eduardo Silva de Oliveira, Centro Universitário de Adamantina/SP.

Lucas Eduardo Silva de Oliveira, Centro Universitário de Adamantina/SP.

Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário de Adamantina/SP, Especialista em Práticas Inovadoras em Educação pela UniCesumar e Mestre em Educação pela UNESP,  Presidente Prudente/SP. Atualmente é professor de Matemática e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação do Centro Universitário de Adamantina/SP. Participa do Grupo de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem como Objeto de Formação de Professores” (GPEA), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UNESP.

Referências

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Publicado
2024-09-03
Como Citar
RIBEIRO BATISTA, A.; APARECIDA NAVARRO RODRIGUES , ÉRIKA; SILVA DE OLIVEIRA, L. E. REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES INERENTES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-17, 3 set. 2024.