A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA

  • Regina Maria Pavanello UEM
Palavras-chave: comunicação, interações discursivas, conhecimento matemático, ensino fundamental

Resumo

O objetivo do texto é discutir se as interações discursivas estabelecidas entre professora e alunos a respeito do tema Medidas de Tempo em sala de aula possibilitam a construção do conhecimento pelos alunos. A análise tem por base a transcrição de observação realizada em uma sala de aula de matemática de 3ª série do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Maringá (PR).

Biografia do Autor

Regina Maria Pavanello, UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

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Como Citar
PAVANELLO, R. M. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)