Quem Foram os Professores de Matemática de Nossos Professores de Matemática? Uma abordagem histórica sobre a formação de professores em Goiás

  • Rafaela Silva Rabelo Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo
  • José Pedro Machado Ribeiro Instituto de Matemática e Estatística/Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: História da Educação Matemática. Perfil docente. Hibridação

Resumo

O presente artigo aborda a constituição do perfil docente do professor de matemática em Goiás. O foco principal da discussão apresentada recai sobre o século XX, com maior destaque ao período compreendido entre as décadas de 1960 e 1980, período no qual são criadas as primeiras universidades em Goiás e tem início o processo de interiorização do ensino superior. Para tanto, as fontes utilizadas foram entrevistas realizadas com professores que lecionaram matemática entre as décadas de 1940 e 1960, documentos levantados no Lyceu de Goiânia e legislação sobre formação de professores. O aporte teórico-metodológico foi constituído por autores como Roger Chartier, Dominique Julia e Diana Vidal. É possível perceber que a mudança do perfil docente do professor de matemática em Goiás sofreu mudanças processuais, porém não completas rupturas, sendo que atualmente múltiplos perfis coexistem.

Biografia do Autor

Rafaela Silva Rabelo, Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo
Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Doutoranda em Educação na linha História da Educação e Historiografia (USP). Bolsista FAPESP.
José Pedro Machado Ribeiro, Instituto de Matemática e Estatística/Universidade Federal de Goiás
Doutor em Educação (USP). Professor do IME/UFG e membro do corpo docente do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG).

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Publicado
2015-11-06
Como Citar
SILVA RABELO, R.; MACHADO RIBEIRO, J. P. Quem Foram os Professores de Matemática de Nossos Professores de Matemática? Uma abordagem histórica sobre a formação de professores em Goiás. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.