RESPOSTA À RÉPLICA DO SENHOR DR. FERENCZI

Palavras-chave: Filosofia. Psicanálise. Sándor Ferenczi. James Putnam.

Resumo

Originalmente publicado em alemão, em dezembro de 1912, o texto aqui traduzido constitui, como o próprio título já indica, uma resposta do médico e psicanalista americano James Jackson Putnam à réplica de Sándor Ferenczi, publicada naquele mesmo ano com o título Filosofia e psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Padovan, Université Paul Valéry Montpellier 3 / Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot, Paris 7 (2018). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2010), desenvolveu estudos junto ao departamento de Filosofia e ao Departamento de Letras desta mesma Instituição entre 2006 e 2010. Colabora atualmente com o departamento de psicologia da Université Paul Valéry Montpellier 3 e é pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société. Possui interesse pelos seguintes temas: História e filosofia da psicanálise, da psiquiatria e das ciências humanas. Foi presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR) entre 2014 e 2017.

Guilherme Germer, Universidade Estadual de Campinas

Professor temporário da Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2020), realizou estágio de pós-doutorado em filosofia na Universidade de São Paulo (USP, 2017-2019) e na UEM (2016). Concluiu o doutorado (2015, Agência de fomento: FAPESP), mestrado (2011, Agência de fomento: CNPq), licenciatura (2008) e bacharelado (2007) em filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez parte de seus estudos pós-doutorais como pesquisador convidado na Eberhard Karls Universität Tübingen (2018), e fez um estágio de pesquisa no Centro interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola da Università del Salento (2-8/2013), graças ao uso da reserva técnica da bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Ministrou disciplinas de filosofia em pós-graduação na UEM (2016) e em graduação também na UEM (2020, 2021) e na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS, 2019). É membro do Conselho Editorial Nacional da Voluntas: Revista internacional de filosofia (UFSM). Integra o Grupo de Trabalho ? Schopenhauer da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e o Grupo de Pesquisa ? Subjetividade, filosofia e psicanálise (UFMS). Tem publicações e participações em eventos no Brasil, Europa, Uruguai e Argentina. Atua nos campos de filosofia moderna e contemporânea, ética, estética e filosofia da religião.

Weiny César Freitas Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do curso de Filosofia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia. Atua nas áreas de História da Filosofia moderna e contemporânea, especialmente tradição francesa, com ênfase nos temas subjetividade e epistemologia das ciências humanas, especialmente, epistemologia da psicanálise. No momento, desenvolve pesquisa em duas frentes de investigação: 1) História da Filosofia da Psicanálise: sobre a recepção filosófica da psicanálise pelas tradições francesa, alemã, anglo-saxã e brasileira; 2) Estudos de Filosofia Ricoeuriana, análise da obra filosófica de Paul Ricoeur (1913-2005). Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS) e compõe o GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia), o Grupo de Pesquisa em Filosofia e Psicanálise da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e o LABBEFIR (Laboratório Brasileiro de Estudos de Filosofia Ricoeuriana). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris-França, na EHESS - École des Hautes Études en Siences Sociales, e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur, centro internacional de pesquisa do pensamento ricoeuriano.

Referências

FERENCZI, S.; PADOVAN SOARES DE SOUZA, C.; MARCONI GERMER, G.; FREITAS PINTO, W. C. FILOSOFIA E PSICANÁLISE. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, v. 6, n. 10, p. 345 - 358, 15 jul. 2021.
Publicado
2021-10-22
Como Citar
Putnam, J., Padovan, C., Germer, G., & Freitas Pinto, W. C. (2021). RESPOSTA À RÉPLICA DO SENHOR DR. FERENCZI. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 6(Especial), 398 - 405. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14555
Seção
Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)